Fichamento O Que Cidade

Páginas: 9 (2065 palavras) Publicado: 13 de março de 2015



Curso: Arquitetura e urbanismo.

Aluno: Paulo Afonso Martins Costa Loureiro.

Fichamento

Título: O que é CIDADE
Autor: Raquel Rolnik

- Sumário

I. Resumo

II. Texto Analítico

III. Citações Importantes


Resumo

Raquel Rolnik define em seu livroo que é preciso e oque caracteriza uma cidade e como essa complexidade funciona, tendo como núcleo as grandes metrópoles capitalistas. A autora costuma sempre fazer com que primeiro entendemos o passado para assim analisarmos o presente, mostrando os fatos históricos que deram origem ao que é hoje.

Texto Analítico
Estrutura:
Introdução
Definindo a cidade
-A cidade como escrita
-Cidade como umímã
-“Civitas”: a cidade política 
-A cidade como mercado
A cidade do capital
-“O ar da cidade liberta”
-Separar e reinar: A questão da segregação urbana
-Estado, cidade, cidadania.
-Cidade e indústria

Introdução
A cidade é facilmente identificada pelo trabalho em equipe do homem com o objetivo de melhorar a sua habitação no mundo. Raquel então compara a metrópole atual com as cidades antigas, ondeantigamente a cidade ela limitada por muralhas para proteger de seus inimigos e atualmente a cidade não é mais limitada assim, ela procura se estender mais e mais.
Definindo a cidade
No começo desse capítulo a autora deixa claro que é de senso comum, quando pensamos sobre cidade, termos aquela visão de metrópole, cidades típicas do século XXI, todo aquele fluxo de atividade acelerada e cíclica. Eela deixou como exemplo a grande São Paulo, que se encaixa perfeitamente nisso. Então ela citou Nova York no passado e comparou brevemente com a Nova York atual, hoje uma das maiores cidades metropolitanas, deixando a duvida de que se era possível definir cidade levando em consideração o tempo e o lugar.
-Cidade como um ímã
Nesse tópico a Raquel fala sobre os Zigurates, que eram templos queforam os primeiros “embriões de cidades”. Esses templos atraíam as pessoas, e com o trabalho em conjunto e organizado, elas foram estabelecendo moradias próximas, dominando aquele espaço na natureza. A partir dai foi surgindo a cidade, onde houve a necessidade de implantar regras para regular a comunidade.
-A cidade como escrita
Esse tópico explica como a cidade pode ser interpretada através de suaarquitetura. Sua arquitetura é um registro, pretérito e contemporâneo, daquele lugar, onde quem o avalia pode analisar as atividades comerciais e sociais. “Pode ser lida e decifrada como se lê e se decifra um texto”, diz Raquel. Por esse motivo, há a tentativa de preservar as construções antigas, para que esse registro não seja apagado.
-“Civitas”: a cidade política 
Para os homens conviverem emsociedade, com direitos e deveres iguais, precisa-se de uma série de Legislações para que haja uma organização. E para que se administre isso, surge um poder urbano, uma autoridade politica, como reis e presidentes. Raquel diz que atualmente nas grandes metrópoles, onde não tem apenas um lugar como sede de poder, o poder urbano está até mais centralizado do que antes, oque reprime muito oshabitantes.
-A cidade como mercado
Esse tópico relata que toda cidade precisa ter sua atividade econômica, onde cada individuo participa produzindo em troca de algo, gerando com a participação intensa da política, um ciclo comercial para a sobrevivência e lazer. Há uma especialização no trabalho não apenas em relação entre campo e cidade, mas no interior da cidade também, e essa especialização é aindamaior quando há uma divisão de trabalho entre cidades. E esse tópico fala também da diferença de contribuição do campo e cidade.

A cidade do capital
-“O ar da cidade liberta”
A Raquel fala sobre as cidades medievais, aonde as pessoas iam ocupando o espaço sem nenhum planejamento, elas iam apenas se instalando por lá. O comércio foi progredindo aos poucos. Começou a haver comercialização entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento O que cidade
  • Fichamento O que é a cidade?
  • Fichamento "da cidade antiga a cidade clássica"
  • Fichamento do livro a cidade antiga
  • Fichamento Repensando a noção de cidade
  • Fichamento
  • Fichamento O Que Cidade Raquel Rolnik
  • Fichamento cidade antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!