Antes De Come Ar A Discutir O Que Obesidade Necess Rio Saber A Diferen A Entre Excesso De Peso E Obesidade 1

701 palavras 3 páginas
Antes de começar a discutir o que é obesidade é necessário saber a diferença entre excesso de peso e obesidade. Excesso de peso é quando o individuo encontra-se com o peso acima da media da população, mas nem sempre o excesso refere-se a gordura, possa ser que componente responsável pelo o aumento de peso seja por:
1- Massa corporal magra
2- Quantidade de gordura corporal
3- Associação dos dois fatores, acima citados.

“Como simples exemplificação basta observa os grandes campeões de culturismo, atletas, onde seus pesos corporais estão acima da media em função do grande peso muscular, e, no entanto, a quantidade de gordura corporal atinge valores baixíssimos” (Ramos, 2002, p.92).
No entanto o excesso de peso não necessariamente gordura. Muita das vezes as pessoas usam de fonte para medir o seu nível de gordura na balança, mas ela não define qual é a quantidade de gordura nele existente.
É importante salientar que uma pequena quantidade de gordura corporal é importante para o organismo, pois ela é responsável pelo transporte de vitaminas (lipossolúveis: A D, E K) sem citar que é a maior fonte de energia estocada no organismo.
Obesidade refere-se a elevadas taxas de gordura corporal, ou seja, tecido adiposo superior a 20% do seu peso total. Existem algumas doenças que estão associadas à obesidade que são: diabetes, ateroesclerose, hipertensão, distúrbios psicológicos e complicações articulares.
Diabete - “segundo Pollock e Wilmore (1993), acredita-se que, paralelamente, a mediada que um individuo vai engordando, ocorre uma queda no numero de receptores celulares de insulina” (Ramos, 2002, p.93). Para que a glicose se transforme em energia é preciso que a insulina se ligue a receptores, possibilitando que a glicose entre nela, quando existe uma acumulação de gordura, especialmente na região abdominal, dá-se uma deficiência na quantidade dos receptores. Aterosclerose – é a formação de placas de gordura que causa entupimento da artéria, que impede a passagem do

Relacionados

  • hmhhh
    51673 palavras | 207 páginas