Fichamento a senhora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
1) Identificação da obra
1.1) Título: Senhora . ***Obs: O título deve vir sempre em itálico ou entre aspas.
1.2) Autor: José de Alencar
1.3) Editora: Ática
2 .Dados sobre o autor:
José Martiniano de Alencar (Messejana, 1 de maio de 1829 — Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista,polemista, romancista e dramaturgobrasileiro.
Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e Diário do Rio de Janeiro. Foi casado com Ana Cochrane. Filho do senador José Martiniano Pereira de Alencar, irmão do diplomata Leonel Martiniano de Alencar, barão de Alencar, e pai de Augusto Cochrane de Alencar.
3. Características Literárias:
Contexto Histórico – cultural:
O Brasil tinha, em 1822,cerca de 3 milhões de habitantes.
Era mais gente que a população de Portugal ou dos Estados Unidos, e pouco mais que a metade dos habitantes da Inglaterra – e um sexto da população da França, então o mais populoso país europeu.
Mas a população brasileira tinha características peculiares.
Quase metade era constituída de escravos, e um quarto de índios, muitos dos quais escravizados.
Dorestante – os únicos considerados na época como potenciais cidadãos –, a maior parte era de mulatos, mamelucos ou cafusos. Além disso, havia os portugueses de nascimento, cujo destino era incerto, pois podiam optar pela cidadania portuguesa.
O quadro da população brasileira dizia muito sobre a sociedade do novo país.
Esta tinha como fundamento a escravidão de negros e índios –instituição da qualextraía uma riqueza considerável.
Apesar do esgotamento do ouro no final do século XVIII, a riqueza do país crescia, sobretudo pela introdução de novos escravos.
O centro nervoso da economia eram os traficantes, e o centro da vida social a posse de escravos.
Na época da independência, este centro estava em expansão: a cada ano, até 40 mil novos africanos eram trazidos para o Brasil e um númeroconsiderável de índios era apresado, ajudando a reforçar o caráter escravista da sociedade.
A obra, Senhora, pertence à Terceira Geração do Romantismo.
3.1. Personagens:
. Principais:
Aurélia Camargo (Senhora) - Uma mulher diferente de todas as outras que naquela época viviam. Destacava-se pela sua beleza e pela sua maneira de agir e de pensar. Opunha-se a algumas regras determinadas pelasociedade que não lhe agradavam. Aurélia a todos pode dominar e tem tudo o que quer ter. Era educada, delicada, corajosa, elegante, informada, inteligente, experiente. Era com certeza, alguém que nasceu para a riqueza e para a alta sociedade, e talvez, a característica que consideramos a mais importante, que pode ser a explicação de seu sucesso no domínio das pessoas: a sua frieza e seu estimávelauto-controle.
Fernando Seixas - Uma importante característica de Seixas é o enorme contraste entre a sua vida social que levava na alta sociedade e a que tinha em casa com sua família. Seixas era um homem de classe, que possui bens caríssimos, só disponíveis às pessoas da mais alta sociedade. Fernando era fino, nobre, elegante, educado e extremamente inteligente Era um moço extremamente jovem ecarinhoso, sabia perfeitamente como tratar as irmãs (que o bajulavam a toda hora e brigavam ciumentas por ele).
Lemos - Era baixo, não muito gordo, mas rolho e bojudo como um vaso chinês. Era vivo, extremamente alegre e confiante. Lemos era ainda um velho otimista, principalmente nos negócios que costumava fazer, e sabia perfeitamente conduzir uma transação, mesmo que esta não se acomode em bonsresultados de início, como foi o caso da sua conversa com Seixas pelo dote de cem mil contos de réis oferecidos por Aurélia.

. Secundários:
D. Firmina – mãe de encomenda de Aurélia que lhe fazia companhia nas festas e compras.
D. Emília – mãe de Aurélia e irmã de Lemos a quem este abandonou por ter-se casado com o Pedro Camargo.
Pedro Camargo - pai de Aurélia e filho natural do fazendeiro...
tracking img