Fichamento a fabrica da infelicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
CAMPUS ITABAIANA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
NUCLEO DE ADMINISTRAÇÃO
ALUNO: JOSÉ COSTA JÚNIOR
DATA: 30/03/2011

A fábrica da infelicidade:trabalho cognitivo e crise da new economy. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. ü LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1998.

Objetivo geral

O livro propõe ao leitor um maior conhecimento sobre asrelações entre a sociedade e as atuais tecnologias da informação, seus impactos sociais, culturais e políticos. As mudanças que os seres humanos estão passando para se enquadrar no novo perfil dotrabalho cognitivo na rede.

Principais conceitos e idéias

“ Podemos dizer acertadamente que a digitalização do processo de trabalho tornou todos os trabalhos iguais do ponto de vista físico eergonômico.(Pág. 39)

“[...] o trabalho digitalizado manipula sinais absolutamente abstratos, mas seu funcionamento entrosado é tanto mais especifico, tanto mais personalizado e portanto, sempre menosintercambiável.”( Pág. 40 )

“[...] enquanto o trabalhador industrial colocava no serviço assalariado suas energias mecânicas, segundo um modelo repetitivo, despersonalizado, o trabalhador high-techempenha na produção sua competência singular, suas energias comunicativas, inovadoras, criativas, em suma, o melhor de suas capacidades intelectuais.” ( pág. 41)

“ [...] parte considerável dostrabalhadores julga hoje o trabalho a etapa mais interessante da vida e não se opõe mais ao prolongamento da jornada de trabalho, tendendo a estende-la por vontade própria.” ( pág. 44)

“ [...] quantomais investimos nossas energias nervosas na conquista de poder aquisitivos, tanto menos podemos investi-las em seu aproveitamento.”(pág. 45)

“[..] Não só o empobrecimento material decorrente daderrocada das garantias sociais, mas também o empobrecimento da existência e da comunicação é causa da volta a afeição ao trabalho. As pessoas voltam a se afeiçoar ao trabalho porque a sobrevivência...
tracking img