Fichamento vigiar e punir - michel foucault

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor (es), Título e ano do texto: Michel Foucault, Vigiar e punir (1999)

Parte 3/ Capítulos 1 e 2

Capítulo 1 – Os corpos dóceis
Na introdução do capítulo, o autor fala da descoberta do corpoainda no século XVIII enquanto uma fonte de poder, não somente o seu suplício e agonia, mas a sua utilização enquanto máquina e disciplina. É um elemento composto de docilidade e fragilidade, algomanipulável e facilmente adestrável. A disciplina dos séculos XVII e XVIII é diferente de todo o tipos anteriormente aplicado, fugindo largamente dos princípios escravista e de domesticidade das épocasclássicas. É uma utilização do corpo para determinados fins.
1.1 A arte das distribuições
No primeiro tópico dentro do capítulo 1, Foucault trata a “a arte das distribuições” como técnicasdisciplinares, com base na distribuição dos indivíduos pelo espaço, como forma de dominar os corpos. Porém, a separação por si só não é suficiente, necessitando de uma forma mais "fina" de controle, o"quadriculamento", que segundo ele, se trata da divisão dos corpos pelo espaço disponível, ou seja, disciplinar os corpos pelo espaço.
1.2 O controle das atividades
Neste tópico, ao se tratar de controledos corpos, Foucault insere o conceito de horário como forma de controle, e que deve ser útil, ou seja, o corpo tem que seguir um padrão de horário com o intuitode se estabelecer prazos e limites paraas produções do mesmo. "O tempo ajustado e pago deve ser também um tempo sem impureza nem defeito, um tempo de boa qualidade, e durante todo o seu transcurso o corpo deve ficar aplicado a seuexercício"


1.3 A organização das gêneses
Na organização das gêneses, Foucault, estabelece quatro métodos fundamentais de preparação da ciência como forma de capitalização do tempo: 1) dividir aestabilidade da prontidão em segmentos sucessivos ou paralelos; 2) organizar as seqüências segundo um esquema analítico, 3) finalizar os segmentos e terminá-los por meio de uma prova,e 4) estabelecer...
tracking img