Fichamento teo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
PSICOLOGIA
















TÉCNICAS DE ENTREVISTA E DE OBSERVAÇÃO





























São Paulo2012
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
PSICOLOGIA






IDENTIFICAÇÃO DO FICHAMENTO












































São Paulo2012
Entrevistas devolutivas em pesquisa em avaliação Psicológica (pp. 496-505).
NUNES, Maiana Farias Oliveira; NORONHA, Ana Paula Porto  and  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Entrevistasdevolutivas em pesquisa em avaliação Psicológica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2012, vol.32, n.2.


As pesquisas em avaliação psicológica têm aumentado consideravelmente no Brasil (Hutz &Bandeira, 2003; Joly et al., 2007; Noronha & Nunes, 2008; Suehiro & Rueda, 2009), porém essa expansão não necessariamente tem sido acompanhada de ações que promovam benefícios mais diretos para osparticipantes. Apesar de considerar que, ao responder os testes, essa já pode ser uma situação de ganhos para o respondente por ampliar seu autoconhecimento ou por treiná-lo em alguma habilidade específica(Krumboltz, & Jackson, 1993; Duarte, 2008), geralmente não se tem o hábito de oferecer entrevistas devolutivas sobre os resultados dos participantes, seja de forma mais geral (por exemplo, o resultadode uma turma em comparação com as demais turmas da escola), seja individualizada. Acredita-se que essa prática possa ser muito proveitosa para os participantes de pesquisas, que podem sair da posiçãode apenas oferecer suas respostas para também receber algo em troca da sua colaboração.
Em outros países, como nos Estados Unidos, é comum que as pessoas recebam contribuições financeiras paraparticipar das pesquisas ou que as escolas, por exemplo, recebam material destinado a melhorar as condições de ensino para os alunos, como computadores, livros e outros (McGrew, 2009). No Brasil, contudo,...
tracking img