Fichamento sobre vida afetiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE SÃO LUÍS
CURSO DE PSICOLOGIA

ESTER NAYARA DA SILVA MOURA

PSICOLOGIA DA VIDA AFETIVA

SÃO LUÍS
2013
ESTER NAYARA DA SILVA MOURA

PSICOLOGIA DA VIDA AFETIVAFichamento apresentado à disciplina de processos psicológicos básicos para obtenção primeira nota complementar do semestre letivo, sob a orientação da professora Nádia.
Fichamento apresentado àdisciplina de processos psicológicos básicos para obtenção primeira nota complementar do semestre letivo, sob a orientação da professora Nádia.

SÃO LUÍS
2013
Psicologia da vida afetiva (pag 162 –170) décimo primeiro capítulo |
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: saraiva, 2008. |
O texto da Bock começa dizendo que “não existe pensamentosem afeto e não existe afeto sem uma imagem, uma ideia” através dessa frase tenta demonstrar é que os pensamentos e os afetos da subjetividade humana estão sempre juntos aliados a circunstâncias de umaconvivência social que estabelecem padrões culturais para que exista espaço para a expressão dos afetos.Cita uma frase intrigante que mostra o quanto a vida afetiva é importante para o homem: “Ocoração tem razões que a própria razão desconhece” nisto percebe-se que não cabe à cientificidade decidir o que é certo ou errado quando se trata de afetos.A autora explica a dicotomia entre a racionalidadee o afeto, mostrando a impossibilidade da razão atuar com a subjetividade (o afeto), pois como expõe o pensamento subjetivo é considerado um deformador do conhecimento objetivo e mesmo embora apsicologia venha a se interessar pela subjetividade humana, não são todas as teorias que consideram a importância da vida afetiva.O texto também aborda a diferença entre a emoção e o sentimento. Emoção,sendo um estado agudo e transitório, como por exemplo, a ira. E o sentimento, sendo um estado mais atenuado e durável, como por exemplo, a gratidão ou a antipatia. Além e citar e explicar os dois...
tracking img