Fichamentos dos textos de teorias de piaget, vigotsk, wallon e outros.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento Texto: texto 1 relação Professor-aluno - Indisciplina

A indisciplina em sala de aula é, hoje, um fenômeno que vem sendo discutido em nossa sociedade de forma cotidiana, seja em meios acadêmicos, familiares ou pela mídia.
A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, sobrevivência precária e baixa qualidade de vida,além de conflitos nas relações familiares, mas aspectos envolvidos e desenvolvidos na escola como a relação professor-aluno.
Durante a pesquisa elaboramos duas grandes categorias de análise; uma que analisa a indisciplina sob a ótica da psicologia institucional apresentados, neste texto, por Aquino e Guimarães.
Dessa forma, Aquino (1996) discute que a escola passa a receber sujeitos não homogêneos,provindos de diferentes classes sociais, com diferentes histórias de vida e com uma “bagagem” que, muitas vezes é negada pela escola.
Guimarães expõe que a escola está planificada objetivando homogeneizar as pessoas, pois, segundo ela, há quem acredite que quanto mais igual, mais fácil de dirigir.
Yves de La Taille defende que quando a disciplina é relacionada ao cumprimento de normas, aindisciplina pode ter relação com a desobediência às normas; porém, aponta que a não observância das normas tem dois motivos, a revolta contra as normas ou o desconhecimento delas.
Para que o indivíduo alcance a autonomia moral, temos claro que é imprescindível que o ambiente a ser propiciado na escola, seja um ambiente cooperativo, pois, as virtudes morais não são transmitidas verbalmente, mas,construída nas relações interpessoais.
Piaget em La Taille defende que temos duas alternativas: formar
Personalidades livres ou conformistas. Se o objetivo da educação for o de formar indivíduos autônomos e cooperativos, é necessário propiciar que ele se desenvolva em um ambiente de cooperação.
Por receber alunos de vários lugares, de variadas características; a escola é, por excelência, ambientesocializador e esta é a importância de se ter claro sua parcela de contribuição na formação moral de seus alunos. O professor, no caso, tem a função de colaborar para que isso efetive. Deve propiciar experiências entre pares com bases na cooperação, construindo um ambiente com regras coerentes e justas. Também, deve se questionar sobre a coerência das regras da própria escola.
Entretanto, Aquino(1996) aponta que a solução pode estar na forma como se dá a relação professor – aluno, ou seja, nos vínculos que se estabelecem nas relações cotidianas. Aponta como solução o desenvolvimento de um trabalho fundado no resgate da moralidade discente, através da relação com o conhecimento.
Aquino aponta que a relação professor – aluno não é o único foco da
Indisciplina escolar, mas, ao mesmo tempoindica sistematicamente às ações que devem ser desenvolvidas pelo professor e na escola como forma de busca a solução desta problemática.
Há uma congruência entre as propostas apontadas sob a ótica da psicologia da moralidade e sob a ótica da psicologia institucional, centrada principalmente na relação professor-aluno, indicando que alguns princípios morais devem prevalecer no cotidiano escolar;princípios de cooperação com o intuito de desenvolver, nos alunos, a autonomia.















Fichamento: Texto 2 Relação Professor-aluno - Afetividade

A depender da perspectiva, há diversos significados para o termo afetividade, como, por exemplo: atitudes e valores, comportamento moral e ético, desenvolvimento pessoal e social, motivação, interesse e atribuição, ternura,inter-relação, empatia, constituição da subjetividade, sentimentos e emoções.
Baseado em pesquisa bibliográfica e exploratória, a afetividade é analisada no âmbito pedagógico, especificamente na relação educativa que se estabelece entre o professor e seus alunos na sala de aula, e é apresentado como sinônimo de dimensão afetiva e relação afetiva.
A afetividade é hoje considerada por diversos...
tracking img