Fichamento sobre metodologia de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
-------------------------------------------------
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 4SINA
-------------------------------------------------
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
-------------------------------------------------
Professor: Jakson Hansen Marques
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Maycol Alexander Silva, 20/03/2013

Fichamento
BARROS, Adil Jesus. LEHFELD, Neide Aparecida. Fundamentos da Metodologia Científica. Pearson Education, 3° ed., 2008. Cap. 6.
Ética e legitimidade do saber
O autor atribui à atenção, ao foco, à imaginação criadora e originalidade, todo o crédito pela autenticidade da pesquisa científica, mesmo queconsiderando o método como parte fundamental.

A competência para realizar pesquisas cientificas não deve ser medida e/ou considerada como resultado da somatória de trabalhos e estudos efetivados, mas deve estar relacionada ao ‘como captar’ e ‘como compreender’ os fatos da realidade. O método é importante para atingir a realidade, porém não é condição suficiente para garantir o êxito da pesquisa.(p. 83)

Tipologia da pesquisa
Classificação da pesquisa segundo as formas de estudo
Pesquisa descritiva
Conceituando a pesquisa descritiva, o autor também faz a introdução para prosseguir explicando sobre sua divisão em ‘bibliográfica’ e ‘de campo’.

“Nesse tipo de pesquisa, não há a interferência do pesquisador, isto é, ele descreve o objeto de pesquisa. Procura descobrir a frequência comque um fenômeno ocorre, sua natureza, características, causas, relações e conexões com outros fenômenos.” (p. 84)
Pesquisa bibliográfica
Há uma ênfase na importância desse tipo de pesquisa para os acadêmicos, visto que constrói seu intelecto e exercita sua mente, ao mesmo tempo que abre novos horizontes.

Essa tipologia de pesquisa pode atender aos objetivos do aluno na sua formação acadêmicacomo pode gerar a construção de trabalhos inéditos daqueles que pretendem rever, reanalisar, interpretar e criticar considerações teóricas, paradigmas e mesmo criar novas proposições de explicação de compreensão dos fenômenos das mais diferentes áreas do conhecimento. (p. P. 85)

O autor sugere alguns passos para ajudar no projeto da pesquisa bibliográfica:

“Para realizar uma pesquisabibliográfica, é necessário seguir também uma orientação advinda de um projeto que contenha passos norteadores da investigação.” (p. 85)

Tema-problema, determinar hipóteses, levantamento bibliográfico e documentação e registro das informações pertinentes ao tema-problema são os passos que figuram muito bem especificados neste assunto.
Pesquisa de campo
Esse tipo de pesquisa aparece aqui como fatoressencial para o desenvolvimento científico.

A partir do uso de técnicas como observação, participante ou não participante, entrevistas, questionários, coleta de depoimentos e estudo de casos, o pesquisador busca as informações sobre o objeto de estudo.
A pesquisa de campo favorece o acúmulo de informações sobre fenômenos, mas requer procedimentos metodológicos previamente estabelecidos eapresentados no anteprojeto de pesquisa. Esse tipo de pesquisa é muito usado na sociologia, antropologia, politica, psicologia social e em outros ramos e campos científicos. (p. 90)

Pesquisa experimental
Esta pesquisa tem o pesquisador interferindo na realidade ou fato estudado, através da manipulação das variáveis. Também chamada de ‘experimentação’.

Nos estudos experimentais clássicos, eracostume estudar a relação de uma única variável com o objeto enfocado (causa – efeito). Hoje, é frequente estudar os efeitos de uma ou mais variáveis nos limites de um único experimento, observando-se as inter-relações e graus de intensidade e de influencia das variáveis entre si. (p. 91)
Pesquisa ação
Neste tipo de pesquisa vista como pesquisa social, também há a interação entre pesquisador e...
tracking img