Fichamento sobre grandezas e medidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS I – CH
Unidade Acadêmica de Educação - Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Matemática II na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professora: Alexsandra Felix de Brito - Monitora: Vanessa Almeida de Oliveira
Período: 2012.1 Data: 26/09/2012


ALUNO(A): Larranna Marcelle Gomes Taveira



ATIVIDADECOMPLEMENTAR N.º 06[1]





Tema: Aspectos epistemológicos, didáticos e cognitivos sobre as grandezas geométricas: a grandeza comprimento.

1) Qual a distinção que Pais (2001) faz entre a história da ciência e a epistemologia da ciência?
De acordo com Pais (2001) a história da ciência diferencia-se da epistemologia da ciência porque, enquanto a primeira está associada a nomes, datas,culturas e contextos, a segunda se refere exclusivamente à formação dos conceitos em si mesmo.

2) Por que Barbosa (2007) afirma que é praticamente irrecuperável reconstruir conhecimentos matemáticos mais elementares?
Barbosa (2007) afirma que é praticamente irrecuperável reconstruir conhecimentos matemáticos, porque há elementos da evolução do conhecimento matemático que não se temsubsídios históricos, especialmente quando se deseja resgatar as noções mais primitivas. Não há como apelar para alguma natureza de registro documental ou similar.

3) Qual foi a grande contribuição de Piaget (1978) no resgate da reconstituição do conhecimento?
Piaget (1978) apresentou uma grande contribuição epistemológica quando percebeu esse desafio da ciência no resgate de reconstituiçãodo conhecimento. O mesmo se inspirou nos estudos da biologia, mais especificamente no aspecto da embriologia, admitindo “que a psicologia da criança constitui uma espécie de embriologia mental”. Nessa perspectiva, mesmo reconhecendo que houve certo exagero no paralelismo entre a filogênese e a ontogênese, salientou tratar-se de uma pista importante de inspiração para resgate epistemológico.


4)Qual o propósito da “vigilância epistemológica”?
O proposito da vigilância é impedir o desgaste do saber original. Ela pode ser de ordem epistemológica ou didática. A “vigilância epistemológica” é uma expressão usada por Chevallard (1991) que faz menção à distância existente entre o saber científico, o saber a ensinar e o saber ensinado.
Assim, também apresenta como função daanálise epistemológica, a possibilidade de uma melhor visão sobre os erros dos alunos, como também sobre possíveis situações que desencadeiam a superação dos mesmos.

5) A que artifício as criações didáticas estão associadas?
As criações didáticas estão associadas aos artifícios didáticos utilizados pelo docente em sala de aula. Tais artifícios buscam atender as necessidades do ensino, facilitando,assim, a aprendizagem. Entretanto, Pais (2001), nos mostra que em alguns casos, essas invenções podem trazer resultados satisfatórios, mas em outros, podem gerar implicações prejudiciais.

6) Quais os mecanismos produtores de obstáculos didáticos identificados por Artigue (1990)?
Os mecanismos produtores de obstáculos didáticos identificados por Artigue(1990) são: a generalização deforma abusiva, o excesso de formalismo, uma contextualização restrita a uma maneira fixa e o amálgama de noções sobre referenciais dados (p. 261-262).

7) Qual o elo apontado por Igliori (1999) que se caracteriza como interdependência entre epistemologia e didática?
Como afirma Igliori (1999) “a noção de obstáculo pode ser utilizada tanto para analisar a gênese histórica de um conhecimentocomo o ensino ou a evolução espontânea do aluno. Pode-se portanto pesquisar os obstáculos epistemológicos a partir de uma análise histórica ou a partir de dificuldades resistentes entre os alunos procurando confrontá-los” (IGLIORI, 1999, p. 98).

8) Como Barbosa (2007) se pronunciou a respeito dos quadros propostos pelas pesquisadoras Douady & Perrin-Glorian (1989)?
Barbosa (2007), Douady...
tracking img