Fichamento do capitulo 1 " a mercadoria" de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Disciplina de Economia Política
Professora Cláudia Bueno Vidigal
Aluno(a): Nelson Gomes Neto
RA: 70818

Fichamento : “Capítulo I – A Mercadoria”
OS DOIS FATORES DA MERCADORIA: VALOR DE USO E VALOR

No modo de produção capitalista o que aparece com intenso destaque é a “imensa coleção demercadoria” e a mercadoria individual como sua forma elementar. Dessa forma, nosso estudo começa com a análise da mercadoria.
Marx diz que “a mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa, a qual pelas suas propriedades satisfaz a necessidades humanas de qualquer espécie.” A natureza dessas necessidades não altera o significado da mercadoria. Conceitua que cada coisa útil como papel eferro possui sua própria qualidade e quantidade.
A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso, assim, pode caracterizar valor de uso : independe da quantidade de trabalho empregado para sua produção; se faz apenas no uso ou no consumo e constitui o conteúdo material da riqueza, qualquer que seja sua forma social. Já o valor de troca relaciona-se a quantidade, isto é, proporção que valores de usode uma espécie se trocam com valores de uso de outra espécie. Valor de troca (valor) é algo intrínseco à mercadoria.
Tomemos como exemplo o trigo. Um quarter de trigo pode ser trocado por x graxa de sapato ou y de seda ou até mesmo z de ouro, ou seja, o trigo possui múltiplos valores de troca. Os valores de troca de mercadoria semelhante expressam algo igual. Já o valor de troca só pode ser omodo de expressão, a “forma de manifestação” de um conteúdo dele distinguível.
Outro exemplo para o valor de troca: são dadas duas mercadorias – trigo e ferro. Estas qualquer que seja a relação de troca, esta sempre poderá ser representada por uma equação em que dada quantidade de trigo é igualada a alguma quantidade de ferro ( x de trigo = y de ferro). Esta equação traduz que há algo em comum, damesma grandeza, existente em duas coisas diferentes. Assim explica Barbon : “ uma espécie de mercadoria é tão boa quanto a outra se seu valor de troca for igual. Pois não existe nenhuma diferença ou distinção entre coisas de valor de troca igual.”
Dessa forma, o que determina o valor de uso são as diferentes qualidades e o que determina o valor de troca são as diferentes quantidades.
“ Aodesaparecer o caráter útil dos produtos do trabalho, desaparece o caráter útil dos trabalhos nele representados, e desaparecem também, portanto, as diferentes formas concretas desses trabalhos, que deixam de diferenciar-se um do outro para reduzi-se em sua totalidade a igual trabalho humano, a trabalho humano abstrato”.
Surge um questionamento, como mercadorias com diferentes propriedades podem entresi ser trocadas umas pelas outras em determinadas proporções? A resposta para este questionamento é a geração de trabalho, ou seja, gastou-se igual quantidade de trabalho para estas mercadorias serem trocadas. Dessa forma trocou-se trabalho por trabalho.
Nas relações de trocas da mercadorias, o valor de troca independe do valor de uso. Um bem possui valor ( valor de troca) apenas porque nele estácontido trabalho humano abstrato. A grandeza do seu valor deve ser medida por meio da grandeza do trabalho humano, pelo quanto de trabalho humano foi utilizado na produção da mercadoria.
Portanto, o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário a sua produção. Trabalho social é o trabalho humano em geral, trabalho humano médio ou trabalho abstrato.Trabalho abstrato : capacidade de trabalho e trabalho concreto : realização prática da capacidade de trabalhar.
Mercadorias para terem a mesma grandeza de valor, tem necessariamente que conter as mesmas quantidades de trabalho ou serem produzidas no mesmo tempo de trabalho. Dessa forma, a grandeza do valor de uma mercadoria permaneceria constante se o tempo de trabalho necessário para a sua...
tracking img