FICHAMENTO - SOARES, Ismar. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

1747 palavras 7 páginas
FICHAMENTO (30/01/2015)
_________________________________

SOARES, Ismar. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

PREFÁCIO (Por Alexandre Le Voci Sayad)
8: "(...) uma educação eficiente precisa inserir-se no cotidiano de seus estudantes e não ser um simulacro de suas vidas". [O que é simulacro: s.m. Imagem que imita uma coisa ou pessoa]

9: "Os trabalhos em educomunicação têm hoje um papel fundamental em canalizar essas habilidades já evidentes para a produção de mídia de qualidade marcada pela criatividade, motivação, contextualização de conteúdos, afetividade, cooperação, participação, livre expressão, interatividade e experimentação".

INTRODUÇÃO - O CONCEITO
11: Na nota de rodapé, Soares explica que o termo Educomunicação foi utilizado primeiramente pela UNESCO como sinônimo de Media Education. Após pesquisa realizada pelo NCE (Núcleo de Comunicação e Educação), entre 1997 e 1999, o núcleo passou a "ressemantizar" o termo buscando identificar as ações que articulam os sujeitos "no espaço da interface comunicação/educação". Ressalta, ainda, que o ensino da leitura crítica da mídia e da produção midiática, juntamente com a ideia de gestão da comunicação em espaços educativos são, todos esses, integrantes da ideia de educomunicação.

INTRODUÇÃO - A APLICAÇÃO
13: [Educomunicação] "Não pode ser reduzida a um capítulo da didática, confundida com a mera aplicação das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) no ensino".

1. EDUCOMUNICAÇÃO: A BUSCA DO DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO
17-20: Linhas de articulação teórico-práticas:
1) Pressupostos: (A) "educação só é possível enquanto 'ação comunicativa'". (B) "toda a comunicação é, em si, uma 'ação educativa'". [Neste ponto, Soares, apresenta mais uma definição para educomunicação que, transcrita indiretamente seria: conjunto de esforços multidisciplinares que maximizam as possibilidades de aprendizagem e de mobilização para ação através do aumento da

Relacionados