Fichamento SACRISTAN cap4

383 palavras 2 páginas
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo – Uma Reflexão Sobre a Prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed. 2000
Referência ao autor
José Gimeno Sacristán é categrático de Didáctica e Organização Escolar na Universidade de Valência. Foi professor nas universidades Compluntense de Madrid e de Salamanca e Professor Visitante em outras universidades. É autor de diversas publicações sobre cultura, ensino e educação. É colaborador em inúmeras revistas sobre educação. Entre os seus livros editados em Portugal destaca-se “Educar e Conviver na Cultura Global. O Aluno como Invenção e A educação Obrigatória”
Capítulo 4 – O Currículo como Confluência de Práticas , página 101
Introdução
Nesse capítulo o autor apresenta o currículo como enfoque principal da educação. Relacionar as mudanças ao universo escolar é fazer com que haja funcionalidade na escola, sendo o currículo um instrumento essencial utilizado no processo de socializar. A educação atual passa por inúmeros obstáculos e vários aspectos têm que ser pensados e analisados em prol da qualidade de ensino. O currículo é o enfoque principal da educação e imprescindível à prática pedagócia, pois ele está ligado às variações dos conteúdos, a sociedade e a profissionalização dos docentes.
Página 102 ,3º parágrafo ,linha 3 / 7.
“Podemos considerar que o currículo que se realiza por meio de uma prática pedagógica é o resultado de uma série de influências convergentes e sucessivas, coerentes ou contraditórias, adquirindo, dessa forma, a característica de ser um objeto preparado num processo complexo, que se transforma e constrói no mesmo.”
O cúrriculo teoricamente não é feito somente por uma prática pedagócia ,mas sim feito por um série de fatores em relação que estão vinculados a pedagogia.
Págica 103 ,1º parágrafo ,linha 14 / 16.
“O conceito currículo adota significados diversos, por quê, além de ser suscetível a enfoques paradigmáticos diferentes, é utilizado para processos ou fases distintas do desenvolvimento curricular.”

Relacionados