Fichamento: Os sete saberes necess rios para educa o do futuro

1587 palavras 7 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ELIFAS SOUZA CARVALHO

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO
FUTURO

Fichamento apresentado no curso de Educação Física da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial das disciplinas Produção Textual e Metodologia do Trabalho Científico no 1º período, sob a orientação do Professor Ramon Ferreira e Carlos Allan.

Paripiranga
Outubro de 2013
MORIN, Edgar - Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 2ª. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000

RESUMO:
O livro os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin, aborda temas que são fundamentais para a educação atual. Temas estes, que por vezes, são marginalizados nos debates sobre a política da educação. Dessa forma, o texto tem um cunho introdutório sobre o contexto das discussões sobre a educação no século XXI. A elaboração desta pesquisa foi idealizada pela UNESCO em 1999, Projeto “Educar para um futuro viável” como um plano que servisse de ponto de partida para a reorganização da educação no século seguinte (séc. XXI). Com o intuito de aprofundar um método de ensino-aprendizagem transdisciplinar, Edgar Morin foi desafiado a centrar suas ideias e conhecimentos na educação do amanhã. Desafio aceito e missão cumprida.
CITACÕES.
CAPÍTULO I: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão. “A educação deve mostrar que não há conhecimento que não esteja, em algum grau, ameaçado pelo erro e pela ilusão.” (p. 19).
“A racionalidade é a melhor proteção contra o erro e a ilusão.” [...] “Mas a racionalidade traz também em seu seio uma possibilidade de erro e de ilusão quando se perverte, como acabamos de indicar, em racionalização” (p. 23).

PARECER:
O autor relata que a educação visa transmitir o conhecimento humano e quando transmitimos, passamos também nossa ilusão e com isso erros na informação. Esses erros podem ser mentais, intelectuais e da razão. De fato o

Relacionados

  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas