Fichamento Os Pitag Ricos Luh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Pitagóricos

Os números são o princípio, a fonte e a raiz de todas as coisas” – Pitágoras. Para Pitágoras, este era o princípio da Escola pitagórica. O símbolo pitagórico era uma estrela de cincopontas, ou vértices, dentro de um pentágono. A divisão exata dos segmentos da estrela mostra que eles já sabiam como fazer a divisão de segmentos de retas e já conheciam os números racionais.
Todosos ensinamentos da doutrina pitagórica deveriam ser mantidos em segredo, caso contrário, o “traidor” seria expulso da seita. Algumas histórias contam que os membros que revelassem algum ensinamentopara pessoas de fora eram amarrados em barcos e deixados em alto-mar.
Sabe-se muito pouco dos pitagóricos mais importantes, normalmente apenas o nome, a maioria deles são desconhecidos. Vários fatossobre eles são obscuros e não confirmados. O que se afirma com certeza é que todos foram brilhantes matemáticos e pensadores.
Pitágoras - Filósofo grego do período pré-socrático. Nasceu em 570 a.C. emSamos, uma ilha do litoral da Grécia. Viajou pela Pérsia, Creta e Egito. Mudou-se para Crotona quando tinha entre trinta e quarenta anos. Era respeitado na cidade como um grande sábio, e os moradorescomentavam que ele tinha poderes sobrenaturais, como a capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo e recordar suas vidas passadas. Quando já estava no final da vida, divergências políticascausaram sua expulsão da cidade e ele foi obrigado a ir morar em Metaponto, onde morreu por volta de 500 a.C. Apesar de ser bastante conhecido, a sua existência é muito questionada, mas o pitagorismo, nãoé alvo de dúvidas, além de ser considerado muito importante.
“O pitagorismo foi o meio no qual a Filosofia tornou-se, pela primeira vez, tanto uma maneira de viver quanto uma disciplina de especulaçãointelectual” - J.V. Luce
Arquitas de Taranto - Nasceu em Taranto, na Grécia, em 430 a.C., filósofo grego, na Escola Pitagórica, era interessado pela astronomia, mecânica e pela Teoria musical. Por...