Fichamento_O Principe

3658 palavras 15 páginas
Fichamento
O Príncipe - Maquiavel

Maquiavel em seu livro “O PRINCIPE”, trata basicamente das questões de como agradar o povo, os nobres, os militares, como acabar com os inimigos, em resumo a isso podemos dizer simplesmente que ele nos ensina a como chegar e permanecer no poder. Logo no inicio da obra, na dedicatória percebemos o como Maquiavel quer ser direto, dizendo que ele não usará palavras pomposas. Ele escreve a obra dedica a Lourenço de Medici II, neto de Lourenço, o Magnífico. Com essa dedicatória ele queria obviamente que Lourenço II, incorporasse seus preceitos para assim expulsar da Itália os invasores e mercenários estrangeiros.
Maquiavel deixa claro como o governante pode manipular facilmente o povo a sua vontade. Nunca abandonar as armas, entregar a segurança a terceiros, não confiar naqueles que estão governando consigo, o príncipe deve ser forte o suficiente para sustentar seu poder.
Maquiavel não diz com essas palavras, mas acredito que ele queira falar algo em torno de um ditado muito conhecido de nosso tempo: “Os fins justificam os meios”. Ao que me parece Maquiavel queria criar o Estado-Nação, no caso a Itália.
Maquiavel percebe-se de forma muito clara, ele é um realista, ele procura não fazer criações de como deve ser, e sim trabalha com o que é. Ele parece descrever medidas desagradáveis, e fraudulentas como necessárias para o bem comum, mas trata muito da presença ou ausência no poder. É melhor ser temido que amado. Ser um príncipe é ter um emprego trágico.
Quando lemos e recebemos todas essas informações no parece horrível pensar dessa forma, e nosso estomago embrulha. No entanto ao pararmos para analisar está obra nos parece atemporal é como se ele estive escrito este livro ainda ontem. Talvez por ele ter coragem de dizer o que ninguém disse cause tanto espanto, mas a maioria das coisas é realmente da forma como ele descreve, essa é nossa realidade cotidiana, tanto nos governos de Estado, quando em nossas famílias aos quais

Relacionados