Fichamento :MONTANER, “ Cap III. Características Formais da Arquitetura da Terceira Geração.

1123 palavras 5 páginas
FICHAMENTO

MONTANER, “ Cap III. Características Formais da Arquitetura da Terceira Geração.

IZABELLA SOUTTO MAYOR NOGUEIRA FERREIRA

A CHAMADA “TERCEIRA GERAÇÃO”
Tendo como característica primordial a busca pela continuidade de trabalhos propostos por mestres do chamado Movimento Moderno, e a afirmação de uma necessária revolução, a chamada Terceira Geração seria formada por arquitetos nascidos por volta de 1915 e que começariam uma sua atividade arquitetônica na década de 50.

ESTRUTURAS SOBRE PLATAFORMAS
Houve uma variação notável no desenvolvimento das características formais da arquitetura relacionada aos padrões do período entre as guerras.
Em primeiro momento devemos ressaltar a mudança de paradigma formal que ocorreu no qual o movimento maquinista transformou-se em um modelo mais aberto onde a natureza, a expressividade das formas orgânicas, a textura e forma dos materiais passaram a ter mais relevância.
Ocorre então a volta de uma preocupação da relação romântica entre o homem e a natureza, o que para muitos torna-se a renovação da perfeição formal.
Para outros, o centro urbano vai adquirindo maior transcedência e começa a ser entendido de uma maneira mais complexa. Assim, transforma-se em foco de debate, onde serão acrescentadas leis de renovação formal da arquitetura.
Nesse momento, os edifícios não são mais considerados de forma isolada na cidade e passam a ser introduzidos em um ambiente urbano que os considera integrados ao contexto topográfico. No contexto urbanístico isso leva a uma série de mudanças ao nível da forma.
Em muitas obras de Kahn e Utzon é possível notar que a arquitetura já não usa a lógica de volumes autônomos e repetitivos, mas de volumes singulares que se relacionam sobre grandes plataformas urbanas. Isso se qualifica como resultado importante no momento em que as relações volumétricas estabelecem os edifícios no espaço urbano diverso.

A BUSCA DE NOVAS FORMAS EXPRESSIVAS
A evolução natural da

Relacionados

  • FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO: MONTANER, “Cap. III. Características formais da arquitetura da terceira geração”.
    751 palavras | 4 páginas
  • resumo
    1340 palavras | 6 páginas
  • FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO: MONTANER, Cap. V; ZEIN 2002; MAHFUZ 2006
    2769 palavras | 12 páginas