Fichamento MILIBAND, Ralph. Reflexões sobre a crise dos regimes comunistas

268 palavras 2 páginas
Fichamento: MIGLIOLI, Jorge. Marx e o Colapso da União Soviética. Crítica Marxista, Campinas, n. 01, vol. 1, 1994. P. 61-80.

Miglioli aponta que, para Marx, o socialismo só seria possível quando o capitalismo tivesse se desenvolvido de forma plena, atingindo todas suas potencialidades. Daí decorrem algumas indagações, como a necessidade ou não de forças revolucionárias para promover a queda do capitalismo que, se tidas como necessárias, levam a interrogar como se pode saber o momento em que o sistema já se desenvolveu a ponto de poder ser derrubado, seja progressivamente, seja abruptamente, e colocam em questão o sistema sócio-econômico que serviria de substituto, se é necessariamente o socialismo ou mesmo um sistema involuntariamente gerado por seus opositores. O autor cita então como exemplo, a URSS, que ainda que se apresentasse sob a égide do discurso socialista-marxista, pouco tinha de socialismo de fato. Miglioli denomina esse terceiro sistema instalado de “soviético”, e apresenta dois elementos basilares para seu colapso:
1) o sistema capitalista não estava plenamente desenvolvido na Rússia
2)o sistema soviético se contrapunha ao desenvolvimento das forças produtivas no país Isso ocasionou desgaste junto à população, que não concedeu legitimidade ao sistema. Para promover o desenvolvimento econômico, a URSS se apoiou na propriedade estatal dos meios de produção, na forma extremamente centralizada de planejamento e gestão da economia, no trabalho assalariado e no modelo fordista de exploração do trabalho. Mas na década de 1960, os sinais de crise se evidenciaram, os problemas não foram sanadas e já na década de 80, veio o colpaso.

Relacionados