Fichamento metafisica da saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM

ITANNA PEREIRA BRITO

METAFÍSICA DA SAÚDE
Vol. 1 Sistemas Respiratório e Digestivo

Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Anatomia II no 2° período, sob a orientação do professor Tiago Zago.

Paripiranga
Setembro de 2012Gasparetto, Luiz Antonio; Valcapelli. Metafísica da Saúde. 5ª edição. São Paulo: Vida e Consciência, 2006.

CAPÍTULO 1: VOCÊ É A CAUSA DE TUDO
Neste capitulo os autores desenrolam os fatores que influenciam a maioria das pessoas, a se posicionar diante dos problemas da vida, ou seja, diante dos acontecimentos que tais pessoas consideram difíceis, onde acabam agindo sem responsabilidade. Trazendo a tonaà importância de compreender os mecanismos da mente e de como lidar com eles. Deixando clara a força do pensamento em relação à realidade a sua volta para se obter sucesso. São descritos também aspectos da mente: o consciente e o inconsciente. Onde a consciência é um fenômeno que abrange o sistema nervoso, em nível de percepção, sendo responsável por formar o senso de realidade, gerando oposicionamento ao mundo. Já o inconsciente além armazenar experiências, contém fatores básicos da personalidade do indivíduo. Tudo isso são conteúdos da mente que possibilitam atitudes e consequências, e que podem influenciar na saúde e na qualidade de vida. Exigindo responsabilidade, ou seja, o que vem a ser melhor ao momento da vida. Os autores ainda falam que a postura que temos da vida, conflitosinteriores podem ser um mal a si mesmo, criando condições para que se manifestem doenças.

“A consciência é um fenômeno abrangente que transcende o sistema nervoso, sendo ela fruto da interação entre o interno e o externo.” (p. 20)

“Toda escolha desencadeia uma consequência. O que você está vivendo hoje é fruto da escolha feita no passado. Seu posicionamento presente determina o amanhã.” (p. 26)

“Adoença é a manifestação dos conflitos interiores (...) Essa condição interna é um aviso de que sua atuação na vida é inadequada a seu temperamento.” (p. 42)

PARECER
O capitulo me fez compreender a predominância da mente sob todas as nossas ações, me fez entender que não podemos nos sentir vitimas diante as ocorrências da vida, que devemos agir com responsabilidade e com consciência para com asconsequências das atitudes que tomamos. A leitura desse capítulo me fez associar os meus pensamentos a tudo que acontece em minha vida e como eu tenho reagido sob eles, me fazendo refletir que sou dotada do poder de escolha. Eu sendo uma futura enfermeira tenho que levar e vou levar todo esse conjunto, pois é muito importante na profissão que escolhi, já que toda ação reflete a uma reação, que exigede mim a responsabilidade do meu eu consciente. E ainda entender por que as pessoas adoecem e outras não, abrindo meus horizontes ao fato de como a condição interna predomina na externa.

CAPÍTULO 2: SISTMA RESPIRATÓRIO

O capítulo prioriza esclarecer como estão relacionadas às doenças que afetam o sistema respiratório aos fatores relacionados ao convívio social, e como se posicionam as pessoasdiante do ambiente em que vivem. Trazendo como exemplo as principais doenças que costuma afligir tal sistema, sistema esse conduzido por controle consciente do sistema nervoso, onde a respiração se reflete no nosso estado emocional e é um elo de contato com o meio externo. As doenças são consequências do que pensamos ou achamos do que está ao nosso redor, de acordo com uma visão metafisica. Ouseja, a maneira como nos posicionamos e reagimos, ou ate mesmo nos influenciamos em relação ao ambiente em que se vive. Como a voz, por exemplo, que é uma forma de expressão na vida, se falamos sobre o que sentimos ou o que pensamos, vamos ter o bom funcionamento da laringe. Os autores explicam tais problemas metafisicamente, a maneira como nos posicionamos no mundo designa consequências no nosso...
tracking img