Fichamento Khedi Valter "o problema das palavras"

466 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

FICHAMENTO DO CAPÍTULO: “O PROBLEMA DAS PALAVRAS”
TEXTO DE KHEDI, VALTER. MORFEMAS DO PORTUGUÊS.

BIANCA DA SILVA CORREIA
LETRAS PORTUGUÊS NOTURNO

VITÓRIA
2014
De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) a morfologia deve ocupar-se das palavras quanto a sua estrutura e formação, bem como às suas flexões e classificações. Ainda segundo a NGB, a palavra, considerada do ponto de vista fonético constituída de fonemas e silabas e provida ou não de tonicidade recebe a designação de vocábulo.
Tomemos por exemplo um critério fonético: a palavra seria uma unidade acentual, um conjunto marcado por um só acento tônico. Não há dúvida de que mármore, xícara, café correspondem ao critério proposto, porém, uma expressão como “com o chinelo” também satisfaz tal exigência – A preposição com e o artigo definido o são átonos e o substantivo chinelo é paroxítono, tal grupo apresenta um só acento tônico. Em resumo, existem unidades acentuais que não são palavras; esse critério fonético revela-se parcial, e portanto, insuficiente.
Se procurarmos caracterizar a palavra sobre o aspecto semântico, os casos de homonímia revelar-se-ão problemático. Considerando essas como formas linguísticas de mesma estrutura fonológica, porém inteiramente distintas quanto ao ponto de vista significativo.
Acrescente-se ainda, que o fato de a palavra ter um sentido atualizado dentro de um contexto específico (frasal/textual), o que gera o fenômeno da polissemia (possibilidade de variações de sentido em função dos diferentes contextos,), impede o estabelecimento de limites claros entre esta última e a homonímia.
Segundo Bernard Pottier, entende-se por lexia a unidade lexical memorizada. Dentre os diferentes tipos de lexia, o autor destaca as lexias simples e compostas. Pottier propõe alguns testes formais para a determinação das lexias, dos quais um dos mais operatórios é o da não-separabilidade

Relacionados