Fichamento Hor cio Costa

753 palavras 4 páginas
COSTA, Horácio. Panorama da poesia brasileira no século XX. Revista de Letras, São Paulo, no.40, p.13-39, 2000

Em seu texto intitulado “Panorama a poesia brasileira no século XX”, Horácio Costa discorre brevemente sobre os principais representantes do Realismo, Parnasianismo e Simbolismo para enfim focar no Modernismo. O autor faz uma linha do tempo entre as escolas literárias. Cita brevemente sobre o Romantismo e começa a se aprofundar mais no Parnasianismo e Simbolismo e seus respectivos representantes e características, até chegar ao Modernismo.
Segundo Costa (2000) depois de 1880 o Romantismo e suas tendências passam a ser vistas como algo de mal gosto, dando lugar para o surgimento do parnasianismo brasileiro, escola literária que tem como lema a arte pela arte. Olavo Bilac é um dos poetas parnasianos citados no texto, segundo o autor “sua sombra – e popularidade – invade as primeiras décadas do século XX, transformando-o em um dos alvos prediletos dos jovens modernistas” (COSTA, p. 17, 2000).
O Parnasianismo, então, dá lugar para o Simbolismo. De acordo com o autor “Espiritualismo e misticismo convergem, no simbolismo, contra o realismo e o positivismo, que sustentam o parnasianismo” (COSTA, p. 19, 2000).
Com relação aos artistas simbolistas brasileiros, o autor destaca Cruz e Souza que foi o principal nome do Simbolismo no Brasil e fala também de Augusto dos Anjos, pois sua poesia “é interessante não pelo que pode refletir de um sentimento momentâneo de uma classe social, mas pelo que revela de uma consciência agônica de toda a humanidade” (COSTA, p. 21, 2000).
Passando do parnasianismo para o modernismo, o autor afirma que “o que importa ressaltar no modernismo brasileiro é seu aspecto de efetivo rompimento com o passado. O ataque modernista à velha mentalidade imperante no país foi cabal e frutífero [...]” (COSTA, p. 22, 2000).
Dois dos poetas modernistas que Costa (2000) cita em seu texto são Manuel Bandeira e Oswald de Andrade. O primeiro tinha um

Relacionados

  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas