Fichamento - FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: Objetos teóricos.

2111 palavras 9 páginas
FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística: Objetos teóricos.

P.11
A linguagem verbal é, então, a matéria do pensamento e o veículo da comunicação social. Assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação.
Como realidade material - organização de sons, palavras, frases - a linguagem é relativamente autônoma; como expressão de emoções, ideias, propósitos, no entanto, ela é orientada pela visão de mundo, pelas injunções da realidade social, histórica e cultural de seu falante.
P.12
Remontam ao século IV a.C. os primeiros estudos. Inicialmente, foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua, para que os textos sagrados reunidos no Veda não sofressem modificações no momento de ser proferidos. Mais tarde os gramáticos hindus, entre os quais Panini (século IV a.C.), dedicaram-se a descrever minuciosamente sua língua [...].
Os gregos preocuparam-se, principalmente, em definir as relações entre o conceito e a palavra que o designa. [...] Platão discute muito bem essa questão no Crátilo.
Aristóteles [...] tentando proceder a uma análise precisa da estrutura Linguística, chegou a elaborar uma teoria da frase, a distinguir as partes do discurso e a enumerar as categorias gramaticais.
Dentre os latinos, destaca-se Varrão que, dedicou-se à gramática, esforçando-se por defini-la como ciência e como arte.
Na Idade Média, os modistas consideraram que a estrutura gramatical das línguas é una e universal, e que, em consequência, as regras da gramática são independentes das línguas em que se realizam.
No século XVI, a religiosidade ativada pela Reforma provoca a tradução dos livros sagrados em numerosas línguas, apesar de manter-se o prestígio do latim como língua universal. Em 1502 surge o mais antigo dicionário poliglota, do italiano Ambrosio Calepino.
Os séculos XVII e XVIII vão dar continuidade às preocupações dos antigos. Em 1660, a Grammaire Générale et Raisonnée de Port Royal, ou Gramática de Port Royal, de

Relacionados