Fichamento - filosofia do direito - villey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROLEGÔMENOS
Razões de ser, natureza e métodos da filosofia do direito
1. A expansão da filosofia do direito
Mostra a situação atual do ensino da filosofia do direito em países como Alemanha,Espanha, Itália etc. em comparação à França, além da produção acadêmica de diversas partes do mundo, incluindo Estados Unidos, América Latina e Japão, por exemplo.
A filosofia do direito foi tratadapelos mais diversos filósofos, como Hegel, Kant e John Austin, sendo essa especialidade científica, assim, bem antiga.
Apesar disso tudo, esta área sofre na atualidade. A era da técnica debilita opensamento filosófico, visto que o tecnicismo é o inimigo mortal da filosofia.

2. Situação da disciplina na França
Apesar da grande importância de pensadores franceses no início do século XX nafilosofia do direito – sendo eles os responsáveis pela introdução da referida matéria nas faculdades do país –, a França atual a hostiliza. Os filósofos a negligenciam. Quando conhecem algo de direito,trata-se do que foi analisado por Hegel, Kant, Fichte e outros.
Além disso, a maioria dos juristas não alimenta nenhuma simpatia pelo assunto.
O mundo jurídico francês resistiu mal à onda cientificista,lançando-se numa espécie de tecnicismo à moda americana. Quer mostrar eficiência, servir aos “negócios”. Reprova-se à filosofia sua inutilidade.
QUESTÃO PRIMEIRA
Por que estudar filosofia dodireito?
Falta ao ensino jurídico algo fundamental. Não se sabe exatamente o que busca-se com o direito ou a maneira de atingir esses objetivos. Faltam os fins e princípios.
Artigo I – Falta de umadefinição de direito
3. Ignorância acerca do fim do direito
Diz que a maioria dos estudantes, mesmo após anos de estudos, não conseguem definir o direito – assim como os grandes juristas da atualidade. Comuma enorme variedade de estudos obrigatórios e optativos, não há uma faculdade de direito, mas apenas universidades com nomes complicados para o estudo de um aglomerado de ciências sociais.

4....
tracking img