Fichamento Dos Deslocamentos De Popula O Do Brasil

963 palavras 4 páginas
Dos Deslocamentos de População do Brasil do Século XVI à Expressão Espacial da Miséria da População Rural e Urbana Brasileira.

Transformações de ordem material e imaterial
A queda do Muro de Berlim e a chamada Terceira Revolução Industrial (engenharia genética, microeletrônica, energia nuclear…)
Nova cartografia social do período pós segunda guera (globalização)
Pensamento geográfico transitando entre influencias marxistas, estruturalistas, ecléticas e pós modernas(interpretações de análises do corpo, da psiquê humana e das individualidades). Multidisciplinaridades.
Milton Santos e o espaço com historicidade socialmente construído e reconstruído.
Superestrutura -> periodização do território baseada no modo de produção de bens materiais com a sua correspondente produção de idéias.
Linhas estabelecidas sobre o que ficou conhecido por alguns geógrafos como Produção Escravagista Colonial e Produção Capitalista.

Deslocamentos da População Brasileira do Século XVI ao Brasil Urbano do Terceiro Milênio

Extração do Pau Brasil e Produção de Cana de Açúcar.
Idéia produtiva monocultora de 4 séculos de duração.
Sesmarias e investimento em escravos.
Monocultura para a reprodução do capital e policultura para reprodução da força de trabalho.
Espaço colonial não capitalista articulado ao capitalismo externo. (Singer, Paul)
Colônia organizada com padrão dendrítico; circulações convergentes para a cidade litrorânea para exportação. (Correa, R. Lobato)
Destruição dos indígenas, resistência dos escravos com criação do Quilombo dos Palmares e esgotamento dos solos da costa nordestina. (Umbelino, Ariovaldo).
Deslocamentos com ocupações no Planalto Central do Brasil, pós fracasso do mercado do açúcar e descoberta de metais preciosos em Minas, Goiás e Mato Grosso. Sob a continuação dos interesses da coroa portuguesa, com entradas e bandeiras Goiás se torna o segundo maior produtor do Brasil.
O ouro da América Latina financia catedrais em Portugal e

Relacionados

  • Marcas que demarcam
    324695 palavras | 1299 páginas