Fichamento do texto: turismo, o desafio da sustentabilidade de marta irving.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IRVING, Marta de Azevedo. Participação – questão central na sustentabilidade de projetos de desenvolvimento. In: AZEVEDO, Julia. Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002. p.35-45.

Irving possui formação interdisciplinar com graduação em Biologia (Economia/Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Psicologia pela Universidade Estadual do Riode Janeiro (1981). Mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade de Southampton (UK) em 1983, na temática de gestão de ecossistemas costeiros. Doutorado em Oceanografia Biológica pelaUniversidade de São Paulo (1991) em gestão de ecossistemas costeiros sob a ótica de planejamento e controle de poluição. Pós doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e noDepartamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris (2004-2005) e no Departamento de Homens, Naturezas e Sociedade (2008) sobre a temática da gesta da biodiversidade einclusão social. Pesquisadora especializada na discussão da temática do desenvolvimento vinculado às relações sociedade-natureza e suas interfaces com a reflexão sobre inclusão social e governançademocrática.

(RESUMO DA OBRA)

- “O presente trabalho objetiva contribuir para a reflexão sobre a temática da participação associada ao desafio de operacionalização das premissas dedescontinuidades políticas significativas, níveis marcantes de concentração de renda e desigualdades sociais. [...] também discutir questões referentes à sustentabilidade de projetos de desenvolvimento, tomando porbase as vantagens comparativas do processo participativo em substituição aos modelos tradicionais de administração centralizada. [...]” (IRVING, 2002, p. 35)
-“[...] A questão é como as sociedadespodem modelar seu desenvolvimento de maneira a preservar as pré-condições de desenvolvimento para as futuras gerações. Essa maneira de colocar o problema implica não apenas na abordagem de eficiência...
tracking img