Fichamento do texto: “tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial” – e. p. thompson

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Fichamento do texto: “Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial” – E. P. Thompson

De acordo com o site infoescola.com, Edward Palmer Thompson nasceu na cidade de Oxford na Inglaterraem fevereiro de 1924. Foi um importante historiador que pensou a natureza da pedagogia buscando transcender os padrões impostos pela elite da época. Desejava subverter as metodologias utilizadas nasescolas convencionais estabelecendo uma relação mais flexível entre aprendizes e mestres. A obra “Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial” versa principalmente sobre o tempo e a históriado trabalho, onde destaca a importância da classe trabalhadora nas vivências históricas.
E.P. Thompson defende em seu texto a tese da notação e da importância do tempo. A partir da análise de como osentido e o aproveitamento do tempo muda com o decorrer dos anos, Thompson faz um paralelo com a criação do relógio e a reestruturação das rotinas e hábitos de trabalho. Sua maior preocupação notexto é a percepção e medição do tempo como meio de exploração da mão-de-obra.
Questiona no início do texto até que ponto a mudança no senso de tempo afetou a disciplina de trabalho e até que pontoinfluenciou a percepção interna de tempo dos trabalhadores. Em seguida, afirma que entre os povos primitivos a medição de tempo é relacionada aos processos familiares no ciclo do trabalho e/ou nas tarefasdomésticas. Defende assim que a vaga convenção de horas se tornou a noção moderna de tempo. Afirma que essa noção é desprezada por comunidades de pequenos agricultores e pescadores nas quais astarefas diárias se dão pela lógica da necessidade, em diferentes notações de tempo que são geradas pelas diferentes situações de trabalho, caracterizando assim a noção de tempo como orientação pelastarefas. Nessas comunidades há pouca separação entre o trabalho e a vida, já que as relações sociais e o trabalho estão sempre juntos e não há conflito entre “trabalhar” e “passar o dia”.
Nas situações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitulo 6 – Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial. E. P. Thompson
  • Fichamento Tempo Disciplina De Trabalho E Capitalismo Industrial
  • Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial
  • Tempo disciplina de Trabalho e capitalismo Industrial
  • Resenha Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial
  • Resenha: tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial
  • Resenha
  • Fichamento do Texto a mobilidade do trabalho e o capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!