Fichamento do texto: frade, isabel cristina da silva. alfabetização hoje: onde estão os métodos? 2003

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pag. 17 – O fenômeno da alfabetização é social, político, pedagógico, psicológico, antropológico, histórico e lingüístico. O letramento para Magda Soares é ação de ensina/aprender/ a ler e escrever. Letramento comporta o conceito de alfabetização, mas que alfabetização supõe ações específicas para ensinar a ler e escrever. Se este é um fenômeno social, devemos trazer para o espaço escolar os usossociais da escrita e perceber que a vivencia e participação podem alterar as condições de alfabetização.
Pag. 18 – Empreende-se uma luta contra o direcionamento das aprendizagens, contra a decodificação, instrução e memorização. Não há uma única estratégia metodológica que vale para todos os discentes. Não são só métodos que definem o aprendizado. Outra questão é verificar como os professores seconstroem/desconstroem conhecimentos e compreender determinados ordenamentos metodológicos, a partir do oficio e saberes do alfabetizador. E ressaltar que alguns conhecimentos são construídos dentro da sala de aula e dentro do campo pedagógico precisam ser retomados em nossas pesquisas e práticas.
Pag. 19 – Anne- Marie Chartier e Jean Hébrard (2001) destacam que as disputas entre métodos, nahistória da alfabetização, aconteceram em um debate acalorado que envolvem mais conflitos de opinião do que um exame racional das realidades e das questões. Ressaltam que a palavra “método” tanto pode designar um livro, um tratado elementar, como um conjunto de princípios pedagógicos, psicológicos ou lingüísticos que definem objetivos e meios adequados para atingi-los Salientam que os processos deapropriação desses métodos pelos professores podem sofrer diversas alterações. Também para Magda Soares a existência de princípios gerais retirados das diversas ciências contemporâneas são compatíveis com tendências sociointeracionista e construtivista.
Pag. 20 – Em algum momento histórico, método e livro de alfabetização passam a ter uma vinculação estreita, o que faz com que muitos professores,nos dias atuais, esperem desses livros de alfabetização, procedimentos sistemáticos e explícitos para ensinar a ler. Hoje há uma ruptura com a ligação entre método e livro. Assim, colocando o método para fora do livro, os procedimentos metodológicos ficam visíveis ou são melhor percebidos apenas por professores que já sabem o que fazer, para fora do livro, em outras atividades. Emilia Ferreiraafirma que forma de alfabetizar, nas tendências inovadoras, não se encontra no livro, mas no saber do professor.
Pag. 21 – Uma das preocupações da alfabetização é a função social da escrita, com as hipóteses dos alunos, e com o contexto de uso. Compreende –se que as estratégias clássicas estão presentes , no momento certo, para os alunos certos, na ordem estabelecida pela necessidade pedagógica, epor quem já tem conhecimento de métodos. Atualmente os livros mais recomendados são os que priorizam aspectos relacionados a gêneros textuais, usos e funções da escrita, pouco aparecendo abordagens explicitas de sistematização de aspectos do código alfabético, trazendo a ideia de que é a partir do contato e uso do texto que as crianças farão descobertas espontâneas, interferências sobre asunidades gráficas e correspondências sonoras.
Pag. 22 – Os professores atualmente têm tentado, conciliar os métodos que conheceram antes, para garantir o trabalho com a decodificação, com inovações emanadas do discurso cientifico. Dependendo da história, da formação do professor e de sua memória pedagógica, este poderá contar com recursos diferenciados na sala de aula. O problema é que não hávisibilidade desses procedimentos para registrá-los e ajudar os que não dispõem nem na memória, nem no livro de alfabetização, nem nos cursos de formação.Outra questão levantada neste texto é o significado da leitura, que pode ser buscado no âmbito do texto mas também fora dele.
Análise de alguns episódios de algumas práticas
Episodio da escolha do livro didático:
Pag. 23 – Em pesquisa sobre a...
tracking img