Fichamento do texto - entre a tradição e a enunciação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento

CEREJA, William Roberto. “Entre a tradição e a enunciação”. São Paulo: Contexto, 2002.
1. A linguística chegou ao Brasil há mais de trinta anos, mas infelizmente ainda não vimos umagrande mudança, isso se dá porque as escolas preferem continuar usando o método tradicional.
2. Aborda vários pesquisadores, sendo que as propostas de todos eles têm algo em comum, que é o interessede renovar o modo de ensinar a LP, crescendo e diversificando o ponto de vista sobre a língua.
2.1. Os professores que têm conhecimento dessas propostas tentam mudar, mas não conseguem por completo,pois ficam faltando outros tópicos, que precisam ser investigados e estes acabam sendo tratados de modo tradicional.
3. O que era e continua sendo visto hoje em dia nas escolas é que, não utilizamtextos como unidades de sentido ou discurso, apenas retiram frases de textos, e a partir delas ensina gramática, ao contrário do que os PCNS propõem.
3.1. Para entendermos um enunciado devemos prestaratenção no contexto, não devemos fixar apenas na ideia central.
3.2. O linguista nos dá um exemplo de enunciado, e a partir dele nos explica como devemos analisá-lo: para quem vai ser dirigido, qual oobjetivo, o tipo da fala utilizada. Isso nos mostra que os elementos da situação da produção interagem com os elementos internos e participam da construção global do enunciado.
4. O autor deixaclaro que, para mudar o ensino da Língua Portuguesa nas escolas não é preciso esquecer o que já foi aprendido em relação à gramática e que o melhor caminho para esta mudança é o diálogo com professores,partindo de seus conhecimentos para crescer mais.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE LETRAS – DLI
DISCIPLINA: PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO II
FICHAMENTO

FLÁVIO PASSOSSANTANA
PABLO RANGEL DA SILVA MENEZES

Fichamento apresentado como requisito de avaliação da disciplina Produção e Recepção de Texto II, sob orientação da Professora Dra. Maria Emília de Rodat de...
tracking img