1.1 Conceito de custo de oportunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Existem ao menos três definições para o termo economia. A primeira se restringe na qualidade de ser ampla ou rígida no uso de recursos ou valores. A segunda definição refere-se a economia como atividade, proporcionando a quem a exerce ganhos de capital. A terceira definição refere-se à Ciência Econômica propriamente dita, que objetiva o estudo sobre a Economia Atividade.
A ciênciaeconômica é a sistemática do conhecimento sobre a atividade econômica, definindo a economia como atividade, pode-se dizer que é aquela que se realiza no quadro da divisão social do trabalho, ou seja, cada indivíduo desempenha na economia um papel, que lhe é oferecido pela forma histórica, assumida pela divisão social do trabalho. Assim, embora qualquer atividade seja econômica, só as que visam ganhopecuniário são consideradas nas analises da realidade. Já a economia como ciência é um conceito muito mais complexo de ser abordado, tanto que os marxistas e marginalistas possuem concepções diferente a seu respeito.
Para os marxistas, a economia política é a ciência do social, tratando não apenas as atividade essencialmente econômicas, mais também de suas variações sociais e políticas. Para osmarginalistas, as pessoas tomam decisões econômicas sempre de acordo com as mesmas leis, independente de sua situação de classe. Assim como tomam decisões sociais e políticas também baseados em outras leis, que nada tem a ver com suas decisões econômicas estas condições nunca se
realizam na prática, mas exprimem claramente a econômica do econômico em relação ao social e o político.
Com o surgimentoda escola Keynesiana, promulga-se um capitalismo modificado, no qual o Estado desempenha a função reguladora para garantir não apenas estabilidade, mas também a plena utilização dos recursos. Logo após este pensador, surgem as idéias liberais, que constituem uma nova fragmentação, enfocando novos pensamento e novas idéias.

1. Etapa 1
1. Conceito de Custo de Oportunidade
O Custo deOportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha medido em termos da melhor oportunidade perdida. Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor que atribuímos à melhor alternativa de que prescindimos quando efetuamos a nossa escolha.
O custo de oportunidade está, desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez. De fato, é a escassezque nos obriga a efetuar escolhas o que implica prescindirmos de determinados bens quando optamos por outros e, portanto, implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão. O custo de oportunidade pode ser também visível numa situação de escolha entre consumo presente e consumo futuro (isto é, poupança): consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumopresente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente.
2. CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
Vamos imaginar que uma economia produza apenas dois tipos de bens: alimentos e roupas. Se todos os fatores disponíveis fossem destinados a produção de alimentos, poderia ser obtida a quantidade de 10 milhões de toneladas de alimentos.Naturalmente, nessas circunstâncias, não seria obtida uma única peça de vestuário. Por outro lado, se todos os fatores disponíveis fossem alocados na produção de roupas, poderiam ser obtidas 20 milhões de peças de vestuário. Neste caso, igualmente, não seria produzida uma única tonelada de alimento.
Esse exemplo esclarece os limites que uma economia tem para produzir o necessário ao atendimento dasnecessidades das pessoas. No entanto, sabe-se que as pessoas gostariam de consumir roupas e alimentos. Nesse caso, a economia iria seus recursos disponíveis na produção de dois tipos de bens e, conseqüentemente, seriam obtidas quantidades menores de alimentos e roupas que as citadas anteriormente.

1.3 PRODUTOS ELASTICO E INELASTICOS
Acho que você fala em elasticidade no âmbito das...
tracking img