Fichamento do texto de dario ragazzini sobre fontes históricas

1172 palavras 5 páginas
RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da história da educação? Educar em Revista, n.18, pp.13-28, jul./dez. 2001.
Michele Cristina Borba Segundo o texto, Dario Ragazzini é professor Dr. De História da Educação, daUniversità degli Studi di Firenze, Departamento de Ciência da Educação. O texto vai tratar da relação do historiador com as fontes nos estudos de história da educação. As fontes tem um papel muito importante na história, e tem um processo de construção de três níveis : Aquele que produz a fonte, aquele que a observa e outro que a conserve, e aquele que vai se aprofundar em seu conteúdo e realizará pesquisas sobre a mesma.Qualquer marca que indique nossa presença é considerada uma fonte. Palavras chave: Fontes, níveis, trabalho historiográfico e pesquisas.

Fontes:
p.14 – A identificação, o uso e a interpretação das fontes são elementos constituintes do caráter e da qualidade da pesquisa, portam identidade e a autocompreensão da pesquisa histórica.
p.14 – São vestígios, testemunhos que respondem ás perguntas que lhe são apresentadas.
p.14 – É uma construção do pesquisador.
p.14 – É uma parte da operação historiográfica.
p.14 – É o único contato possível com o passado que permite formas de verificação.
p.14 – A fonte provém do passado, é o passado, mas não esta mais no passado quando é interrogada.
p.14 – É uma ponte, um veículo, uma testemunha, um lugar de verificação, um elemento capaz de propiciar conhecimentos acertados sobre o passado.
p.14 – As fontes permitem encontrar e reconhecer.
p.14 – Para encontrar é necessário procurar e estar disponível ao encontro,não basta olhar, é preciso ver, e , para reconhecer é necessário ter significado, ler e indicar os vestígios como sinais.
p.14 – A fonte pode ser representada, a partir de uma metáfora própria da informática, como o resultado de layers, camadas sobrepostas, isto é, há vários níveis de relações.
p.17 – Podemos dizer que todas as relações que

Relacionados