Fichamento do texto controle social em saúde e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Á guisa de introdução

A reforma do estado tinha como objetivo colocar o governo mais próximo do cidadão com a intenção de tornar – ló eficiente e democrático tendo a mesma concepção da reformasanitária.
Um grande desafio é compreender a reforma sanitária como modelo assistencial, como uma nova concepção de saúde ligada a matrizes: administrativa, cultural e politico-operacional, dentreoutras.
As Conferencias Nacionais de Saúde – CNS foram instituídas ainda na década de 40, em período anterior a Constituição Federal em vigor. Nesse espaço de tempo vem sendo exercido um papeldiferenciado na definição das definições, das diretrizes da politica de saúde, bem como na forma como envolve os diferentes segmentos da área, no que tange aos trabalhadores e usuário do sistema.
Asconferencias de saúde anteriormente era um espaço exclusivo do Estado e da Burocracia, ao longo do tempo veio assumindo novos espaços e uma nova composição.
Com essa trajetória a relação entre o Estado /Sociedade sofre mudanças, pois o Estado deixa de ser visto como inimigo.
Em 1941 a 1979 se tem registros de sete primeiras CNS observando-se a participação de autoridades publicas de saúderepresentando os governos instituídos. No VIII CNS teve uma notória mudança com a dinâmica da participação social e implementação da politica de saúde.
O controle social representa a gestão da sociedade sobreas políticas públicas implementadas pelo Estado. As diferentes formas de participação popular nas ações estatais são decorrentes do longo processo de lutas sociais. Este processo de lutas assegurouque a participação popular fosse inclusa na Constituição de 1988 e na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 1941 a 1979 se tem registros de sete primeiras CNS observando-se a participação deautoridades publicas de saúde representando os governos instituídos. No VIII CNS teve uma notória mudança com a dinâmica da participação social e implementação da politica de saúde.
Segundo Sousa...
tracking img