Fichamento do livro Oritameji: o antropólogo na encruzilhada

1480 palavras 6 páginas
BRAGA, Júlio. Oritameji: o antropólogo na encruzilhada. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2000.

O livro Oritameji: o antropólogo na encruzilhada de Julio Braga é organizado em cinco capítulos, no qual o autor sistematiza sua experiência de antropólogo no campo especifico dos estudos afro-brasileiros. O título assim explicado sugere evidentemente a simbiose entre os mundos, digamos, o cientifico e o mágico. O antropólogo nas “encruzas”, (...) quer anunciar a circunstâncias de se achar diante de dois mundos aparentemente contraditórios e conflitantes. (BRAGA, 2000, p.20) Julio Braga pesquisador e líder de uma comunidade “O Axeloiá”, situada no bairro de São Cristovão na periferia de Salvador. Toda minha obra escrita se orienta para os estudos antropológicos no campo especifico dos estudos afro-brasileiros”. (BRAGA, 2000, p.13) A sua experiência no Candomblé, possibilita que “o testemunho de uma experiência que eventualmente poderá sugerir um caminho, uma dica...”, para futuros pesquisadores voltados para a pesquisa afro-brasileira.
Capítulo 1: A título de introdução Neste capitulo BRAGA (2000) apresenta como selecionou as entrevistas que concedeu durante longos últimos anos a jornalistas, professores e outros profissionais. Apresenta uma etnografia pessoal e etnografia das comunidades religiosas dos candomblés da Bahia.
Capítulo 2: Da etnografia pessoal Neste capitulo Braga apresenta a:
“transcrição da gravação da entrevista realizada em 21 de fevereiro de 1995, (...) pelo professor Vagner Gonçalves da Silva para o projeto de Observação á descrição - A pesquisa de campo e a construção da etnografia religiosa afro-brasileira, desenvolvida no Programa de pós graduação em Antropologia social da Universidade de São Paulo. (BRAGA, 2000, p.13)

Aborda seu papel enquanto sujeito antropólogo e participante do candomblé, trazendo para o leitor questões tais como a comunidade capta recursos financeiros e as diferentes

Relacionados