Fichamento - Do Galego ao Brasileiro - Marcos Bagno

2274 palavras 10 páginas
FICHAMENTO

BAGNO, Marcos. 2011. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo. Parábola Editorial. Cap. 5. Do galego ao português, p. 202/253.

Do galego ao brasileiro

O português brasileiro pertence a um grupo de línguas chamado portugalego.
Todas as línguas do portugalego são continuações históricas do galego falado no noroeste da Península Ibérica , e constitui uma família de línguas chamada românica.
A família românica se compõe de línguas resultante das transformações do latim nas diferentes regiões conquistadas pelos romanos ao Império.
As línguas românicas são faladas, como língua materna ou segunda língua, por cerca 800 milhões de pessoas, sendo que o grupo hispânico concentra o maior número de falantes.
O português brasileiro é a língua românica nacional mais falada do mundo, com mais de 190 milhões de falantes maternos.
O latim escolar ou eclesiástico se baseia única e exclusivamente na língua literária, preservada nas obras dos grandes escritores da Roma antiga. É também chamado de latim clássico.
O latim vulgar, falado pela grande maioria do povo, era levado pelos colonizadores romanos para as novas áreas conquistadas do império.
As diferenças entre os latins clássico e vulgar são gritantes, a ponto de constituírem duas gramáticas distintas e terem um léxico particular a cada uma delas. São, portanto, duas línguas diferentes.
Tais diferenças são da mesma natureza das existentes entre o modelo de “língua portuguesa” descrito pelas gramáticas normativas e o português brasileiro contemporâneo.
Sempre que uma população adota uma nova língua, transfere aspectos da sua língua original para a nova, como hábitos articulatórios, regras morfossintáticas, e léxico. Tais mudanças são resultantes do contato linguístico e explicam as diferenças entre as diversas línguas românicas.
O substrato caracteriza-se pelas línguas originalmente faladas nos territórios incorporadas ao Império Romano.
O extrato é a língua que passa a ser falada e

Relacionados

  • 00122145
    313 palavras | 2 páginas
  • Português: europeu e brasileiro – como trabalhá-los em sala de aula?
    6626 palavras | 27 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas
  • Análise - A Lua vem da Ásia
    189103 palavras | 757 páginas