Fichamento do Declino do capitalismo e o crescimento das cidades

1754 palavras 8 páginas
FICHAMENTO DE TEXTOS E ARTIGOS
Curso de Serviço Social

Bibliografia: DOBB, Maurice O Declínio do Feudalismo e o Crescimento das Cidades
Pg,49 - 108

O autor fala sobre o Feudalismo, Capitalismo, crescimento econômico nas cidades, como ocorreu o declínio do capitalismo, e o renascimento do comercio na Europa Ocidental.
Surgimento da servidão dos camponeses, despovoamento dos campos de trabalho, fim da era feudal e começo da era capitalista, nascimento das cidades.

Feudalismo:
O significado do Feudalismo, do variado e contraditório em diversas partes do mundo. A definição não se prendeu a as filosofias sociais, como se sucedeu nas demais partes do mundo e mais notadamente na Rússia no século XIX.
O Feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais que estabelecia a relação entre vassalo e suserano na sociedade feudal da Idade Média;
Sistema econômico, político e social que se fundamenta basicamente sobre a propriedade da terra, cedida pelo senhor feudal ao vassalo em troca.
Cidades:
Áreas urbanizadas, que se diferenciam de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas
Ideia central

Com o declínio do feudalismo as cidades começam a reaparecer, a super exploração da força de trabalho, fez com que houvesse um colapso no feudalismo, segundo a teoria de Dobb, “os servos desertaram das propriedades senhorias em massa, e os que permaneceram eram muitos poucos e demasiadamente sobrecarregados para permitir que o sistema se mantivesse na sua antiga base.” . Essa fuga de servos para as cidades que segundo a Teoria de Dobb, ocorreu e que caracterizou-se como uma causa importante na declínio das relações feudais, assim esta pode ser explicada como se este processo fosse interno ao sistema feudal.
Idéia Secundaria
Um fato impressionante do

Relacionados

  • 025015851600
    5055 palavras | 21 páginas
  • 65458419985
    35532 palavras | 143 páginas