Fichamento de "cidadania e direitos humanos"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO SOBRE O TEXTO
“Cidadania e Direitos Humanos”


A Cátedra de Educação para a Paz, Democracia, Direitos Humanos e Tolerânciaque se instala no Instituto de Estudos Avançados da USP é um trabalho estruturado pela UNESCO e é a primeira na língua portuguesa a ser instalada, o conselho apresentou algumas formas de pesquisas,eventos e textos para que estes pontos da cátedra sejam trabalhados de acordo com a nossa sociedade, a autora ainda salienta que é impossível trabalhar com estes pontos sem a Democracia interligada einterdependente.
A autora retrata no texto uma geração que o Brasil viveu a Ditadura militar que foi contra inúmeros Direitos Humanos, mas que para a proteção de si mesmas pessoas tiveram que avocarestes direitos e abrir mão deles, de direitos fundamentais.
A ideia de que Direitos Humanos são associados com criminalidade é fundamentada por desigualdades, e até mesmo em minha opinião é umadiscriminação com o próprio ser humano, pois os Direitos Humanos são um interesse público poderoso para a nossa pirâmide social que movimenta a nossa sociedade para o futuro, segundo o texto nossa sociedadeé marcada pela desigualdade social e a falta de cidadania do povo.
O que temos que ter em mente é que a política ela modifica qualquer coisa, porém que nosso judiciário se faz de acordo com asociedade, de acordo com a maneira que ela se trata mediante ao próprio judiciário, e é evidente que reconheçam o trabalho do legislativo que nosso Brasil conquistou o trabalho da “Dignidade Humana”, nossalegislação não aceita trabalho infantil, a escravidão é proibida e repugnante, castigos cruéis e degradantes não existem, e muito menos pena de morte.
Porém aonde estamos? E o que acontece narealidade? Apenas viaje bons 100 km e mude sua cabeça sobre a Dignidade humana, sobre a escravidão e o trabalho infantil, e entenda que os direitos são naturais e universais, mas que é diferente de...
tracking img