Fichamento conselho cetico de houdini

383 palavras 2 páginas
FICHAMENTO

Michael Shermer. Conselho Cético de Houdini. Site www.scientificamerican.com em fevereiro de 2011.
Michael Shermer, Ph.D. Claremont Graduate School: 1991 History of Science (Dissertation: Alfred Russel Wallace and the Evolution of Man . Ann Arbor, MI: UMI Dissertation Information Service) Claremont Graduate School: 1991 História da Ciência (Dissertação: Russel Wallace e da evolução do homem. Alfred Ann Arbor, MI: UMI Serviço de Dissertação), MA California State University, Fullerton: 1978 Experimental PsychologyMA California State University, Fullerton: 1978 Psicologia Experimental, BA Pepperdine University: 1976 Psychology/BiologyUniversidade Pepperdine BA: 1976 Psicologia / Biologia.

[pic]

O artigo apresenta como exemplo Sir Arthur Conan Doyle, autor das histórias de Sherlock Holmes, em 1922 Conan Doyle visitou Harry Houdini, maior mágico de sua época, em sua casa em Nova York, onde o mágico preparou uma encenação para demonstrar a escrita mediúnica sobre a ardósia, após a apresentação o mesmo não lhe contou como foi feita, porem lhe assegurou que se tratava de puro truque, mesmo assim Conan Doyle continuou acreditando que Houdini tinha poderes psíquicos e conexões espirituais. O princípio de Houdini que é utilizado como base para o artigo prega que só porque uma coisa é inexplicável, isso não significa que seja paranormal, sobrenatural, extraterrestre ou conspiratória. Antes de afirmar que algo não é desse mundo, certifique-se primeiro de que não pertence a este mundo, uma vez que a ciência se fundamenta no naturalismo e não no sobrenaturalismo, paranormalidade ou quaisquer outras explicações desnecessariamente complicadas.

[pic]

Tema: Antes de afirmar que algo não é desse mundo, certifique-se primeiro de que não pertence a este mundo

Tese: Incredulidade pessoal (“porque não consigo imaginar uma explicação natural, não pode haver uma”) Argumento: esse tipo de falsa racionalidade surge com tanta freqüência com

Relacionados