Pedagogia sem bulim

499 palavras 2 páginas
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Jogos e brincadeiras na educação.

2 INTRODUÇÃO
Em pesquisas e observações nas aulas do curso de Pedagogia e em algumas escolas do município de Três Barras verificou-se que os jogos e brincadeiras são poucos utilizados, havendo uma distância entre o pedagógico e o lúdico, e que os jogos e brincadeiras, são vistos como se existissem fora do contexto escolar ou como um processo à parte da educação, motivados talvez, pela acomodação dos educadores e/ou pelo desconhecimento dos benefícios e da importância do jogo para o desenvolvimento da criança.
Sabe-se que o brincar faz parte não só do Universo da criança, mas do adulto também. Quem não tem saudades e um pouco de inveja, ao observar crianças brincando livremente, vendo a alegria, a espontaneidade com que executam a atividade lúdica? Nessas brincadeiras vê-se que o jogo é sério e prazeroso ao mesmo tempo.
Os jogos e brincadeiras mudaram muito desde o começo do século até os dias atuais, em todos os países em qualquer cultura, em todos os contextos sociais, mas o prazer de brincar - este não mudou.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Como utilizar eficientemente músicas populares, que são material autêntico, para motivar os adolescentes e ensinar gramática e vocabulário da Língua Inglesa?

4 FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
.

As crianças têm dificuldades de manter o interesse em aulas de rotina. Os jogos e brincadeiras ajudam muito na aprendizagem e despertam maior interesse nas crianças.

5 JUSTIFICATIVA
É necessário rever as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem que podem levar ao desinteresse do aluno pela escola.
É importante analisar o desenvolvimento do pensamento, o gosto e a criatividade do aprendizado através de jogos, brincadeiras para desenvolver a imaginação, o raciocínio e a atenção da criança.
Os jogos e brincadeiras podem fornecer oportunidades para os alunos com dificuldades, levando-os a aprender de forma mais criativa e enriquecedora.

Relacionados

  • memorial de infancia
    2366 palavras | 10 páginas