Fichamento - como se faz uma tese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE GUARAPUAVA
ENGENHARIA CIVIL

ADRIEL RANIELLI HUCHAK

COMO SE FAZ UMA TESE:
O Plano de Trabalho e o Fichamento

GUARAPUAVA
2012
FACULDADE GUARAPUAVA
ENGENHARIA CIVIL

ADRIEL RANIELLI HUCHAK

COMO SE FAZ UMA TESE:
O Plano de Trabalho e o Fichamento

Trabalho de Pesquisa, conforme solicitação da Prof. Roziane Keila Grando, apresentado a disciplina de Metodologia daPesquisa para obtenção de nota parcial.

GUARAPUAVA
2012
ECO, Umberto. Capítulo 4: Plano de Trabalho e Fichamento. In: Como Se Faz Uma Tese. Páginas 81 a 112. 15ª edição. São Paulo. Editora Perspectiva, 1977.

O capítulo de número 4 do livro de Eco apresenta um plano de trabalho bastante completo relacionado à escrita da tese, por meio do uso de fichamentos em suas diversas variáveis. O textotraz, de um ponto de vista por vezes muito particular do próprio autor, meios de iniciar, organizar e desenvolver o trabalho, descrevendo desde a forma de salientar aquilo que de importante há sobre o tema no material que se tem como fonte de pesquisa, até chegar a conceitos mais técnicos de fichamento e suas devidas classificações. Ao concluir o capítulo, o autor ainda aborda o conceito dehumildade científica, incentivando a pesquisa e a devida atenção às mais diversas fontes e opiniões, sejam elas condizentes ou contrárias a aquelas expressas na tese que está sendo desenvolvida.

Capítulo 4: O Plano de Trabalho e o Fichamento

4.1. O Índice Como Hipótese de Trabalho

“Uma das primeiras coisas a fazer para começar a trabalhar numa tese é escrever o título, a introdução e o índicefinal. (...). (...) Redigir logo o índice como hipótese de trabalho serve para definir o âmbito da tese.” (p. 81)
“(...) À medida que o trabalho avança, esse índice hipotético se vê obrigado a reestruturar-se várias vezes, (...) mas a reestruturação será mais bem feita se contar com um ponto de partida. (...) O mesmo se passa em relação à sua tese. Você se propõe um plano de trabalho, que assumiráa forma de um índice provisório.” (p. 81)
“Em segundo lugar, poderá propor um projeto compreensível ao orientador. Em terceiro lugar, verá se suas idéias já estão suficientemente claras. (...) Pode-se ter idéias claras sobre o ponto de partida e de chegada, mas verificar que não sabe muito bem como chegará de um ao outro e o que haverá entre esses dois pontos.” (p.82)
“(…) O plano de trabalhocompreende o título, o índice e a introdução. Um bom título já é um projeto.” (p. 82)
“(…) Após delimitar a área temática, você decidiu abordar um ponto específico. A formulação desse ponto constitui também uma espécie de pergunta. (...) Eis aí como o título (transformado em pergunta) torna-se parte essencial do plano de trabalho.” (p. 82)
“A terceira fase do plano é um esboço de introdução. (…) Oobjetivo dessa introdução fictícia (fictícia porque você a refundirá muitas vezes antes de acabar a tese) é permitir-lhe a fixação das idéias ao longo de uma diretriz que não será alterada exceto às custas de uma reestruturação consciente do índice.” (p. 83)
“Fique atento, pois enquanto não for capaz de redigir um índice e uma introdução não poderá afirmar que aquela é a sua tese.” (p. 83)
“Aintrodução serve também para estabelecer qual será o núcleo e a periferia da tese. (...) Será exigido mais de você no que ficou definido como núcleo do que como periferia. (…) Para definir qual o núcleo (ou foco) da tese, você deverá saber algo sobre o material de que dispõe.” (p.83)
“A primeira coisa a fazer é a pesquisa bibliográfica. (...)” (p.83)
“A literatura crítica (…) pode oferecer bonsexemplos de planos de trabalho, (…) comparando os vários autores e vendo quem responde melhor às exigências do problema formulado no título ‘secreto’ da tese.” (p.84)
“Com freqüência, fala-se de algo que já foi tratado em capítulo anterior. (…) As referências internas servem para evitar repetições infindáveis de uma coisa só, mas, ao mesmo tempo, revelam a coesão de toda a tese.” (p. 86)
“Um...
tracking img