Fichamento Como analisar narrativas 9.ed. Cândida Vilares Gancho.

2890 palavras 12 páginas
1. A Narrativa Literária
*Histórias
“Qualquer pessoa é capaz de perceber que toda narrativa tem elementos fundamentais, sem os quais não pode existir; tais elementos de certa forma responderiam às seguintes questões: O que aconteceu”? Quem viveu os fatos? Como? Onde? Por quê? Em outras palavras, a narrativa é estruturada sobre cinco elementos principais:
ELEMENTOS DA NARRATIVA
°Enredo
°Personagens
°Tempo
°Espaço
°Narrador
“Narrar é uma manifestação que acompanha o homem desde sua origem [...]”. (p. 6)
“Modernamente, poderíamos citar um sem-número de narrativas: novela de TV, filme de cinema, peça de teatro, notícia de jornal, gibi, desenho animado, videogames... Muitas são as possibilidades de narrar, oralmente ou por escrito, em prosa ou em verso, usando imagens ou não [...].” (p. 7).
*Gênero narrativo
“[...] gênero engloba um número quase ilimitado de textos, variando em função de época, das culturas e finalidades sociais. Muitos desses ‘gêneros’ podem ser considerados narrativos, pois contam de modo direto ou indireto um acontecimento real ou imaginário, como por exemplo, os quadrinhos, ou uma notícia de jornal.”
“[...] Existem inúmeras classificações de gênero, de acordo com a estrutura, o estilo e a recepção junto ao público leitor ouvinte [...].”
“Segundo a definição clássica de Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, os gêneros literários podem ser identificados segundo a forma e o conteúdo”.
“Quanto à forma, os gêneros são versos e prosa [...] o que distingui os dois modos de expressão é o ritmo de linguagem, que na poesia é imprescindível”. “O ritmo é condição do poema, enquanto inessencial para a prosa [...] a poesia se caracteriza pela musicalidade da linguagem e a prosa, pelo encadeamento lógico”.
“Quanto ao conteúdo, os gêneros são épico, lírico e dramático”. (p. 7).

Gêneros literários
1. Épico: é o gênero de narrativa ou ficção que se estrutura sobre uma história;
2. Lírico: é o gênero ao qual pertence a poesia lírica,

Relacionados

  • Romance maranhense
    11061 palavras | 45 páginas
  • portugues
    8448 palavras | 34 páginas