Fichamento. cimento portland normal versus ligantes geopoliméricos: durabilidade e desempenho ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
Teoria e Prática na Engenharia Civil |
Cimento Portland Normal versus Ligantes Geopoliméricos: Durabilidade e Desempenho Ambiental | 1.1 |

TORGAL, Fernando Pacheco. JALALI, Said.Teoria e Prática na Engenharia Civil. Cimento Portland versus Ligantes Geopoliméricos: Durabilidade e Desempenho Ambiental. Universidade do Minho, Portugal. Abril, 2010.

O presente artigo trata deapresentar dados sobre um material alternativo ao Cimento Portland Normal (CPN), tendo como diferencial: maior durabilidade e melhor desempenho ambiental. A opção citada é o Ligante Geopolimérico (GP)que, apresenta tais características como a saída apropriada para a sustentabilidade nas construções.A rápida deterioração nas estruturas à base de Cimento Portland Normal, é uma realidade que temafetado muito nas construções atuais. Além de outros agravantes, o CPN gera em sua produção significativas quantidades de CO2:
“[...] atualmente a produção de CPN representa 5% das emissões de CO2 anível mundial, uma tal subida de produção implica um aumento drástico das referidas emissões, o que significa um comportamento radicalmente oposto ao preconizado pelo protocolo de Quioto, no qual sedefende a redução de emissões relativamente ao ano base de 1990." (p. 04)Enquanto que a produção de CPN implica forçosamente a extração de matérias-primas não renováveis (argilas e calcários), sendo que aincorporação de subprodutos industriais como as cinzas volantes e escórias no seu fabrico, se processa a níveis pouco significativos, já os ligantes obtidos por ativação alcalina podem ser sintetizadosunicamente a partir da mistura dos ativadores com subprodutos industriais (cinzas e escórias) ou mesmo resíduos minerais aluminosilicatados. Estes ligantes constituem assim uma forma bastante eficazpara o escoamento de subprodutos industriais e de resíduos minerais. (p. 05) A comunidade científica tem tentado ao longo dos anos desenvolver novos ligantes que sejam mais duráveis e mais “amigos...
tracking img