Fichamento Case Dove Izadora Azevedo

766 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MARKETING

Fichamento Case Dove

Izadora Azevedo Ribeiro

Trabalho da disciplina Branding e Gerenciamento de Portfólio de Produtos, Tutor: Prof. Ubiratan dos Santos Silva

Salvador - BA
2015
Dove: Evolution of a Brand
REFERÊNCIA: DEIGHTON, John. Dove: Evolution of a Brand, Revista Harvard Business School, caso 511-P3, 10 de janeiro de 2015.

O sabonete ou barra de beleza (como era chamado) Dove foi lançado em 1957, nos Estados Unidos, pós Segunda Guerra Mundial com o compromisso que não ressecaria pela, pois a sua fórmula continha altos níveis de hidratantes naturais.
A sua primeira campanha publicitária, em 1957, foi criada pela agência Ogilvy and Mather com o slogan “O sabonete Dove não seca sua pele porque um quarto dele é feito de creme de limpeza”, e logo se tornou uma das marcas mais conhecidas no EUA.
Na década de 80, a barra de beleza Dove era recomendada por médicos para tratar peles ressecadas, e até o ano 2000 a marca dependia das promessas de hidratação do produto, mas em fevereiro do mesmo ano, a Dove emprestou seu nome para linha de produtos de cuidados pessoais, se tornando marca máster da Unilever, fabricante líder de bens de consumo que tinha adquirido a Dove.
A marca Dove era conhecida pelos seus benefícios funcionais, mas a Unilever acreditava que precisava de algo diferente que pudesse ser utilizado para toda linha de produtos, um ponto de vista para todos os produtos.
Em 2002, a diretora de marca global da Dove, Silvia Lagnado divulgou uma pesquisa que demonstrava que as mulheres não estavam satisfeitas com os anúncios que traziam “jovem, loira e magra” nas suas embalagens. E após uma entrevista com 3.000 mulheres em diversos países, foi descoberto que apenas 2% das entrevistadas se descreviam como lindas.
A primeira campanha publicitária de Lagnado foi a Tick-Box, um outdoor com foto de mulheres comuns e um número de telefone que as

Relacionados