Fichamento capiutlo 2 e 3 - maturana

1880 palavras 8 páginas
Disciplina Ecologia dos saberes aplicada à pesquisa do Direito

CIÊNCIA E VIDA COTIDIANA
A ONTOLOGIA DAS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Muito embora a palavra ciência signifique conhecimento, atualmente, a mesma tem sido usada como referência ao conhecimento validado através de um método particular, que é o método científico.

O OBSERVADOR E O OBSERVAR

O Autor diferencia o observador, enquanto ser humano, da atitude de observar, que exsurge exatamente das características pessoais do observador, bem como da utilização do seu juízo de “cognição na vida Cotidiana, em suas ações e relações interpessoais.” (fls.125)

O autor ainda esclarece que o que “fazemos ou como operamos nessas coordenações de ações e relações ao gerarmos nossas afirmações cognitivas”(fls.126) é o que nos faz ser seres observadores e, a partir daquilo que nos é aceitável (critério particular de aceitabilidade), passamos a construir o chamado conhecimento, que seria o reflexo das ações “distinções, operações, comportamentos, pensamentos” (fls.126) ou reflexões – “adequadas naquele domínio, avaliadas de acordo com nosso próprio critério de aceitabilidade para o que constitui uma ação adequada nele” (fls.127).

Assim, o autor conclui sua definição de conhecimento a partir do seguinte conceito:

“O conhecimento é constituído por um observador como uma capacidade operacional que ele ou ela atribui a um sistema vivo, que pode ser ele ou ela própria, ao aceitar suas ações como adequadas num domínio cognitivo especificado nessa atribuição.” (fls. 127).

Ainda, o autor destaca que as ações (“pensar, andar, falar, ter uma experiência espiritual, e todas as demais manifestações dinâmicas internas do organismo” - fls. 128), as emoções (“disposições corporais dinâmicas que especificam os domínios de ações”- fls. 128), a linguagem (sistema de coordenações consensuais de ações) e a conversação (“redes de coordenações entrelaçadas e consensuais de linguajar e emocionar que geramos ao vivermos juntos

Relacionados