Crescimento da industria automobilistica e a baixa de utilização se serviços publicos no setor de transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

OBJETIVO 4
TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL 4
Transporte Público em Tokyo 8
CRESCIMENTO DA INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA E A BAIXA DE UTILIZAÇÃO SE SERVIÇOS PUBLICOS NO SETOR DE TRANSPORTES 10
GRÁFICO 1 11
ESTUDO DE CRESCIMENTO 1 12
PESQUISADORES PROJETAM RUAS INTELIGENTES 14
ACESSIBILIDADE 16
Plano de Ação sobre Acessibilidade – vias públicas, coordenação institucional e transportepúblico: 17
TRANSPORTE E MOBILIDADE: 17
MODERNIZAÇÃO DE MALHA FERROVIÁRIA 18
Referências Internet: 21












OBJETIVO
Esse projeto destina-se exclusivamente no apontamento de sistemas de trafego e transporte publico. A resenha do projeto relata uma apresentação de cases de sucesso em âmbito mundial para referencia de utilização, e melhora do serviço publico no setor detransportes.

TRANSPORTE PÚBLICO NO BRASIL

Consideramos que o transporte público no Brasil precisa melhorar, necessita ter planos de ação imediatos, para intensificar a qualidade do transporte público, sendo eles: trem, metrô e ônibus coletivo. Pois muitos utilizam destes meios de transporte e além do mais o Brasil precisa preparar se para receber os turistas que virão para a Copa 2014.
Pois arealidade que temos hoje em cidades populosas, como São Paulo tem sofrido com: ônibus lotados, desconfortáveis, sem segurança e tarifas altas. É evidente que contém falhas no transporte público nacional, a população tem sofrido com a má qualidade de transporte, como: ônibus, trens e metro lotados, passageiros amontoados, desesperados para chegar ao trabalho ou em casa. Congestionamentos quilométricose horas e horas a fio desperdiçados diariamente. Nas primeiras horas do dia ou no final de tarde, as cenas se repetem, seja em uma grande metrópole como São Paulo ou qualquer outra cidade de médio ou grande porte do país.
Freqüentemente, aqueles que têm a necessidade de andar de ônibus para se locomover, deparam-se com problemas como superlotação, veículos sucateados, desconforto etc., e poucasvezes se perguntam se não têm o direito de exigir um transporte coletivo de qualidade.
Poucos sabem que o transporte urbano que transita pelas ruas todos os dias é um Serviço Público delegado do Município ao particular, sendo que este possui a obrigação de o prestar de forma eficiente e adequada, cabendo ao Poder Público o dever de fiscalização e de intervenção para que este serviço seja prestadocom qualidade.
O inciso V do artigo 30 da atual Constituição da República Federativa do Brasil assim o prevê:
“Art. 30. Compete aos Municípios:
“V – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”
Cabe, inicialmente, para facilitar o desenvolvimento do estudoproposto, conceituar Serviço Público.

Nas palavras do eminente professor Helly Lopes Meireles, "Serviço Público é todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniência do Estado" (DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO, Ed. Malheiros, 2002, p. 320).
O transportecoletivo, dentro do conceito latu sensude Serviço Público, expendido acima, pode ser definido com um serviço de utilidade pública, pois visa a facilitar a vida da coletividade, colocando à disposição veículos para lhe proporcionar maior conforto, velocidade e modicidade na locomoção.
Em face disso, a natureza deste serviço é uti siniguli, ou seja, direcionado apenas aos usuários que o remuneram pormeio de tarifas.
Embora a remuneração principal do concessionário não provenha do Poder Executivo, é dele a incumbência de fiscalizar e interceder para que este serviço de transporte seja prestado de forma eficiente à coletividade.
Helly Lopes Meireles, em sua Obra "Direito Administrativo Brasileiro", traz, sinteticamente, as obrigações da entidade concessionária para com a coletividade, as...
tracking img