Fichamento cap1 pensar não doi é de gratis

1316 palavras 6 páginas
Esse trabalho foi apresentado para o meu professor Eugênio, sendo ele mesmo o autor desse livro, nota final 10,0
Aluna: Elen Cristina Habitzreuter

FILOSOFIA - CÁP. 1 SAINDO DA MATRIX - 17-38 PÁG. RIBEIRO, Eugênio. Pensar Não Dói é Grátis: Vivendo Filosoficamente. Blumenau: Nova Letra, 2005.

1. O Poder da Crença

1.1 “Um mundo real já existia aí quando você veio a este mundo, e já existia também toda uma gama de conceitos que as pessoas usavam para interpretá-lo.” (RIBEIRO, 2005, p.17)
Comentário: A Matriz é algo que passa despercebida na nossa vida, está incluída nela de tal forma que não percebemos ou muitas vezes percebemos, porém o medo de sair desta matriz nos faz recuar ou ignorar sua existência. Desde muito cedo ainda quando crianças são “dominadas” por essa força que vem antes, essa força já formada, o estilo de vida das pessoas e o mundo já pronto nos fazem como que espectadores diante da TV, onde tudo pode ser visto sem ser mudado.Para sair da Matriz primeira devemos fazer uso da nossa inteligência a nosso favor, e não aceitar tudo que vem de fora como verdade única, questionando e vendo sempre os dois lados da moeda. Agindo dessa maneira poderemos encontrar dificuldades de convivência com os demais, pois nem todos estão preparados para algo novo e contraditório as suas idéias.

1.2 “[...] no que concernem as nossas atitudes mentais em relação às coisas, parecem que elas tornaram-se óculos coloridos pelas quais olhamos o mundo.” (RIBEIRO, 2005, p.17)
Comentário: Aqui podemos usar como exemplo o consumismo. Se utilizarmos o pensamento em todos os momentos, certamente iríamos refletir e não praticar grande parte dos nossos atos, ou seja, deixaríamos de seguir esse consumismo abusivo de objetos de desejo que nos tanto traz preconceitos e nos fazem agir de forma errada, e passaríamos a nos adaptar de forma mais simples, passando a adquirir somente o necessário para o consumo ao invés de comprar vários produtos que talvez nem

Relacionados