Fichamento arquitetonico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
itetonicoCONCEITOS E TERMOS UTILIZADOS NO PROJETO ARQUITETÔNICO:

1)    Partido Arquitetônico: É a idéia preliminar de edifício a ser projetado.
2)    Método de projetar. Para seu desenvolvimento são necessários:
a)    Traçar diretrizes para o ordenamento da idéias;
b)   Distinguir os passos a serem seguidos;
c)    Estabelecer uma sequência de atos consecutivos.
3)   Projetar: idealizaçãodo edifício a ser construído. É fruto da imaginação, da sensibilidade do autor, de sua percepção e intuição próprias.
4)   Projeto: Documento explicativo do que deve ser o edifício projetado. Produto do ato de projetar. Ë composto por um conjunto de plantas, contendo os desenhos do edifício.
5)   Desenho arquitetônico: Linguagem própria para explicar o projeto arquitetônico.

PROCEDIMENTOSPARA O PROJETO ARQUITETÔNICO:

O ato criativo de projetar parte de uma conjugação de variáveis. Para tanto, é possível estabelecer uma ordem de procedimentos que estimulam o projetista à realização do trabalho criativo.

1a Etapa: coletar, armazenar e analisar informações. Dados teóricos, parâmetros, variáveis de natureza conceitual e os dados de natureza fisico-ambiental (dados relativos aoterreno).

2a Etapa: desencadear o processo de síntese e obter a idéia da solução arquitetônica. Formulação da idéia básica do edifício. Etapa do partido arquitetônico. Nesta etapa, transpõem-se para o papel, na linguagem própria do desenho arquitetônico, as idéias formuladas.

3a Etapa: evolução da idéia até chegar a conclusão do projeto. Desenvolvimento da idéia expressa no partidoarquitetônico.

A 1a e a 2a etapas são obtidas através de debates com a clientela, pesquisa bibliográfica, discussão com especialistas, visitas à edificações similares, análise de edifícios com finalidades idênticas, intuição do projetista.
ASPECTOS CONCEITUAIS DO TEMA:

O tema arquitetônico é a finalidade específica ou predominante que serve de motivo para a elaboração do projeto do edifício. Ex: Escola –a finalidade é conter uma instituição educacional; Hotel – finalidade predominante é hospedagem. Outras finalidades não predominantes do hotel são: o comércio e os serviços.
O tema é a essência do projeto. Os temas são tão amplos quanto às atividades humanas na sociedade. O ato de se projetar tem início com a definição do tema. Deve-se ter clareza do tema a abordar.
A temática habitacional, queserá a nossa temática nesta disciplina de PROJETO 1, não especifica o tema do projeto a ser desenvolvido, visto que o edifício destinado ao uso habitacional corresponde a, pelo menos, a três modos de habitar:
1)    Habitação unifamiliar (casa);
2)   Habitação multifamiliar (prédio de apartamentos);
3)   Habitação coletiva (hotel, motel, pensão, albergue, asilo).
Os dois primeiros modos sãoconsiderados tipos de habitação permanentes, já no terceiro estão os tipos de habitação transitórios.
O tema é a origem do projeto, dele derivam todos os passos que fazem parte da elaboração deste último. Ao arquiteto não cabe conhecer de inicio todos os aspectos de qualquer tema dado. A sua obrigação profissional é saber interpretar, conferindo uma forma arquitetônica ao tema. A cada tema devecorresponder uma infinidade de interpretações arquitetônicas.
Para obter conhecimento sobre o tema, em primeiro lugar, coletar e analisar dados e informações. Estes últimos podem ser considerados como a base teórica definidora do projeto.

Passos para obtenção das informações necessárias ao projeto:
1)    Conhecimento do tema – finalidade do projeto;
2)   Quem são e como vivem os clientes – tipode usuário e suas características;
3)   Definição do programa arquitetônico – funções e atividades a serem exercidas no edifício e os correspondentes ambientes arquitetônicos indispensáveis ao exercício das primeiras;
4)   Relações entre os elementos do programa – relações de maior ou menor proximidade ou afinidade existentes entre as funções e atividades que a clientela exercerá no...
tracking img