Fichamaneto de "os mestres da verdade na grécia arcaica"

1932 palavras 8 páginas
DETIENNE, Marcel. Os mestres da verdade na Grécia arcaica.

Prefácio

* “É na história grega, do homem grego, que devemos procurar os traços fundamentais que explicam o abandono voluntário do mito, a passagem das estruturas organizadas inconscientes – quero dizer, aquelas que não sabem que são ‘lógicas’, no sentido em que nos procura mostrar (e consegue muitas vezes) Lévi-Strauss – a uma tentativa deliberada de descrever, ao mesmo tempo, o funcionamento do Universo (a razão dos ‘físicos’ jônicos e italianos) e o funcionamento dos grupos humanos (a razão histórica, seja a de um Hecateu, de um Heródoto ou de um Tucídides.” P. 8.

Pierre Vidal-Naquet.

I
Verdade e Sociedade

* “De fato, quando a reflexão filosófica descobre o objeto próprio de sua busca, quando se desarticula do fundo do pensamento mítico, onde a cosmologia jônica ainda encontra suas raízes, quando se lança deliberadamente aos problemas que não mais deixarão de atrair sua atenção, ela organiza um campo conceitual em torno de uma noção central que definirá, a partir de então, um aspecto da primeira filosofia como tipo de pensamento e do primeiro filósofo como tipo de homem: Alétheia ou a “Verdade”. P. 13.

II
A Memória do Poeta

* “Sem dúvida, o poema de Hesíodo [Teogonia], principal testemunho na Grécia desse tipo de relato [de soberania], marca precisamente sua decadência, pois se trata de uma obra escrita ou, pelo menos, ditada, e não mais um relato oral, pronunciado por ocasião de uma festa ritual. Não obstante, teríamos na pessoa de Hesíodo o único e último testemunho de uma palavra cantada, consagrada ao louvor do personagem real, em uma sociedade centrada na soberania, tal como nos parece oferecer o exemplo a civilização micênica. Mais uma vez, este personagem real é, tão-somente, o próprio Zeus. Nesse nível, o poeta é, antes de tudo, um ‘funcionário da soberania’: recitando o mito de emergência, colabora diretamente com a ordenação do mundo.” P. 18.

* “Em nenhum

Relacionados