ficha li6teraria

4007 palavras 17 páginas
Dieta para refluxo gastroesofágico
A dieta para tratar o refluxo gastroesofágico se baseia na ingestão de alimentos que não estimulem demais o estômago a produzir suco gástrico. Por isso, para evitar o refluxo, estão proibidos:
Café
Bebidas alcoólicas
Chocolate
Carnes gordas ou embutidos
Tabagismo
Medicamentos anticolinérgicos
O paciente com refluxo gastroesofágico pode tomar um antiácido uma hora após as refeições e um outro na hora de dormir, para neutralizar o ácido gástrico.
Medicamentos com ação colinérgica, como o betanecol, metoclopramida ou cisaprida podem ser uma forma de tratamento médico para fazer com que o esfíncter esofágico inferior feche com mais força, evitando complicações, como a esofagite.
Sintomas de Refluxo Gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é uma doença que atinge um grande número de pessoas e pode levar ao câncer se não for bem tratado. Os sintomas de refluxo gastroesofágico são:
Queimação no estômago que pode subir até à garganta,
Dor de estômago, na laringe e/ou faringe,
Sensação de peso no estômago,
Arroto,
Azia,
Indigestão.
Os sintomas tendem a piorar quando dobra-se o corpo para baixo para apanhar algo do chão, por exemplo, ou quando do indivíduo permanece na posição horizontal após a refeição, como ocorre na hora de dormir.
Neste caso, o ideal é identificar qual o alimento que demora mais tempo para ser completamente digerido e deitar-se somente após a sua digestão completa. Colocar um calço na cabeceira da cama, também pode ajudar a tratar o refluxo, evitando o desconforto.
Uma dica preciosa para pessoas que sofrem de refluxo é comer em pouca quantidade, mas várias vezes ao dia, evitando fazer refeições pesadas e a toma de bebidas junto à refeição.
Doença do refluxo
Dr. Marcelo Averbach é médico gastroenterologista, cirurgião do aparelho digestivo e trabalha no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (SP).
Acordar à noite com a sensação horrível de queimação, como se o esôfago estivesse pegando fogo, pode

Relacionados