Ficha de leitura livro "lontras e a construção de laços no orkut – uma antropologia no ciberespaço"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO

Émerson Puhl Santin
Cibercutura | Professor Francisco Rüdiger
Ficha de Leitura

Nome do Autor: Jean Segata
Título: Lontras e a Construção de Laços no Orkut – uma antropologia no ciberespaço
Editora: Nova Era, 1ª Edição
Local e data: Rio do Sul, 2008
Informações sobre o autor: Jean Segata é formadoem Psicologia pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI, 2004). É mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFSC) e atualmente é doutorando em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC).

RESUMO DO LIVRO
“Você está conectado no Orkut com mais 57 milhões de pessoas através de seus mais de 380 amigos” Essa é afrase de abertura que o autor via a acessar a plataforma Orkut em 2008. Uma frase emblemática, visto que não há diferença entre estar conectado a mais de 57 milhões de pessoas e de fato, o ser humano, está ligado a mais de 5 bilhões de outras pessoas em outras dimensões fora do o Orkut.Ou também por que dentro de uma rede tão ampla como essa optamos por relações mais locais. Foi esse tipo deindagações que fizeram o autor Jean Segata pesquisar, refletir e o levou a produção do seu livro.
O Orkut no ciberespaço se auto-define como uma “comunidade on-line que conecta pessoas através de rede de amigos confiáveis” (fonte: Orkut). Nele é possível a criação de uma página pessoal, dentro da qual aparecem as comunidades do Orkut, que são um lugar para fórum, discussões ou um simples bate-papo.O ponto de estudo do livro é justamente algumas dessas comunidades do Orkut, especialmente, “Lontras, “LONTRAS”, “Estudei Regente Feijó” e “E.E.B. Regente Feijó”, cujas constituições estão associadas à pequena cidade de Lontras, no interior de Santa Catarina. Lontras é uma cidade com pouco mais de 9 mil habitantes, localizada na região do Alto-Vale do Itajaí, distante cerca de 200 km deFlorianópolis. Como a cidade é pequena, a maioria dos habitantes se conhece. Há dessa forma ligações estreitas e diretas entre algumas pessoas e as relações on-line deram continuidades, frutos, rupturas, ou tensões de relações vividas na dimensão off-line.
As informações coletas e apresentadas no livro foram coletas entre janeiro e julho de 2006. O estudo foi feito baseando-se na forma que osparticipantes interagem, descrevendo as maneiras como eles se apresentam e dialogam, procurando acompanhar a trajetória dos participantes da pesquisa, todos residentes, ou ex-residentes da cidade de Lontras.
O livro é dividido em duas partes, cada uma composta por três capítulos, na primeira, intitulada “Construindo um Orkut” é feita uma descrição mais ampla da plataforma Orkut e da construção de um perfil.É feita também uma análise quanto à sociabilidade, a qual liga e religa as pessoas e lugares de acordo com seus objetivos próprios. Também é comentado sobre o processo de construção das comunidades. Na segunda parte, é feita a descrição e analise da construção de um ambiente através das comunidades do Orkut. Nesse ambiente foram mescladas as realidades on-line e off-line, tornando-se extensões dacidade de Lontras na internet.
PRIMEIRA PARTE – Construindo um Orkut
O Orkut surgiu em meados do ano de 2004, atraiu bastante atenção da mídia a ponto de ser tema de capa de duas grandes revistas brasileiras. No principio só eram aceitas pessoas que fossem convidadas, e os convites eram pagos, tanto que em leilões eram oferecidos por preços que chegavam a R$ 100,00.
Logo no início ainterface do site mudou, a Língua Portuguesa passou a estar disponível, (visto que 55,48 % dos participantes do Orkut estavam no Brasil) ícones mudaram suas funcionalidades deixando-o mais “amigável”. Tudo foi mudando para melhor atender o emergente número de participantes.
A breve descrição que aparece na página inicial do site estabelece que participando do Orkut, o integrante possa estabelecer...
tracking img