Ficha de leitura do livro: planejamento social: intencionalidade e instrumentação – myrian veras baptista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CATEGORIZAÇÃO CITAÇÃO COMENTÁRIO



Planejamento
"O termo "planejamento", na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. " (BAPTISTA, 2002, pg. 13) O planejamento, advindo de um processo racional, é uma ferramenta que usamos permanentemente em nossas vidas profissionais e pessoais,pois sempre pensamos e agimos, estudamos os casos, propondo objetivos, dando idéias, e definindo estratégias. Ao realizar tais ações/pensamentos já estamos realizando um planejamento.





Decisão
"(...) procurar compreender a realidade trabalhada em seu contexto de tensões e pressões de interesses diversos, como base de sustentação da decisão."
"As resultantes dessas análises determinam aimportância da participação de segmentos da população, como sujeito político, no processo decisório." (BAPTISTA, 2002, pg. 21) A decisão corresponde à escolha de alternativas compreendendo o realidade que vai ser trabalhada em sua totalidade. Cabe ressaltar que hoje a população é de extrema importância para este processo. Na medida em que qualquer um dos diferentes atores sociais podem realizar oato da decisão dentro de um planejamento, este se torna um processo de argumentação entre as forças dominantes e a população. Diante disso a população ganha força e pode dificultar o aproveitamento das oportunidades políticas.

Operacionalização
"A operacionalização relaciona-se ao detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadas." (BAPTISTA, 2002, pg. 23) É omomento de rever o que já foi dito/pensado, reavaliar, detalhar as atividades e finalizar as decisões, para que no próximo passo tudo esteja pronto para a prática.

Ação
"A instância da ação refere-se às providências que transformarão em realidade o que foi planejado. "(BAPTISTA, 2002, pg. 24) Está ligado à execução das decisões. Após ter finalizado as decisões chega o momento de botar em prática,efetivar as deliberações já construídas na operação anterior.



Objeto
"O objeto do planejamento da intervenção profissional é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, é o aspecto determinado de uma realidade total sobre a qual irá formular um conjunto de reflexões e de proposições para intervenção."
"Ele vai se construindo e reconstruindo permanentemente no decorrer de toda aação planejada, em função de suas relações com o contexto que o produziu, sendo modificado e modificando permanentemente." (BAPTISTA, 2002, pg. 31) O trabalho é advindo de algum determinado objeto, dependendo da área a ser desenvolvida o trabalho, tendo em vista que o trabalho do assistente social tem como objeto central a Questão Social em suas mais diferentes expressões. Para isso o profissionalprecisa a entender e planejar sob as dimensões que irá encontrar na demanda do seu trabalho. Tendo em vista isso, o profissional deve estabelecer uma ordem de relevância para o enfrentamento das situações, no seu local de trabalho, e assim conseguir um resultado efetivo na sua atuação.



Estudo de situação "O estuda da situação consiste na caracterização (descrição interpretativa), nacompreensão e na explicação de uma determinada situação tomada como problema para o planejamento." (BAPTISTA, 2002, pg. 39)
"Desse modo, o estudo de situação consiste na reflexão, na compreensão, na explicação e na expressão de juízos ante os dados de realidade apreendidos, em relação ao seu conjunto e a determinados aspectos especiais." (BAPTISTA, 2002, pg. 43)
É o conjunto de informações que vemem contribuição para tomar decisões, ampliando o conhecimento das realidades concretas. É o processo de reflexão sobre a realidade, para então alcançar novos pontos, novas perspectivas para que se efetive mudanças significativas.


Levantamento de hipóteses preliminares "Quando se decide uma intervenção planejada em uma determinada realidade, são adotados deliberadamente certos pressupostos."...
tracking img