Ficha De Leitura DDPIS Ana Rita Carvalho

1539 palavras 7 páginas
Escola Superior de educação de Santarém

Ficha de Leitura
Desenho e Desenvolvimento de Projetos de Intervenção Socioeducativa

Docente: Luisa Delgado
Discente: Ana Rita Carvalho 130230025
Educação Social – 2º Ano, 1º Semestre

Introdução

Esta ficha de leitura foi proposta pela docente Luísa Delgado no âmbito da unidade curricular de Desenho e Desenvolvimento de Projetos de Intervenção Socioeducativa, consistindo na leitura e análise do capítulo 9 da obra Introdução ao Trabalho Social de Ander-Egg, que tem como título Para quem pretende ser trabalhador social.
Este documento tem como objetivo elucidar alguns aspetos fundamentais para quem pretende ser trabalhador social, sendo que irei elaborar uma síntese do texto e finalizar com uma reflexão acerca das perspetivas do autor no que se refere ao trabalho social.
Este capítulo consiste no esclarecimento de duas questões, nomeadamente quais as “qualidades e condições para ser trabalhador social” e quais os “conhecimentos e habilidades necessárias para se ser trabalhador social”.

Sintese do texto
Qualidades e condições para ser trabalhador social
No que se refere a esta questão, Ander-Egg, começa por referir que as qualidades e características pessoais de um trabalhador social são cruciais, tendo em conta que o seu trabalho se dedica principalmente ao contato direto com pessoas. Segundo este, indivíduos com bons conhecimentos teóricos não têm necessariamente de possuir as características necessárias para realizar o trabalho social, uma vez que as qualidades pessoais são priorizadas em relação aos conhecimentos teóricos. Isto deve-se ao facto de, para o autor, um trabalhador social com as qualidades humanas necessárias poderá sempre procurar adquirir mais conhecimentos, de forma a realizar o seu trabalho com maior eficácia. Ainda nesta linha de raciocínio, Ander-Egg considera que o trabalhador social deve deter seis qualidades humanas fundamentais, nomeadamente: a sensibilidade social;

Relacionados